Cidadeverde.com

Sem consenso, desembargadora decidirá sobre o fim da greve

Imprimir

 Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Atualizada às 13h22

Terminou sem conciliação a audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRT), sobre a greve no transporte coletivo, mediada pela presidente do órgão, desembargadora Liana Chaib, e representantes dos empresários e dos trabalhadores do transporte coletivo. À imprensa, a magistrada disse que "deve decidir ainda hoje".

"Eu devo decidir isso nas próximas horas. Na segunda, o processo vai para o relator, o desembargador Manoel Edilson, trazer para julgamento do dissídio", disse a desembargadora.

Liana Chaib cita que existem algumas cláusulas difíceis de serem negociadas. 

"Os pontos pendentes sempre são o reajuste no ticket, o plano saúde e a dupla jornada de trabalho", citou a desembargadora. 

A advogada do Sintetro, Elenilza Silva, solicitou um prazo para que a desembargadora decida sobre o impasse. 

"A advogada pediu pra que eu não decidisse sem ouvir o Sintetro, mas posso por lei. O processo vai para minha mesa para ser apreciado", reitera Chaib.

A decisão da desembargadora prevalecerá até que o juiz natural assuma o processo.

A advogada do Sintetro, Elenilza Silva, avalia o resultado da audiência como efeito da reforma trabalhista. 

"Creditamos isso aos efeitos extramamente danosos da reforma trabalhista. Com a ampliação da possibilidade das empresas reduzirem os direitos dos trabalhadores, os empresários se entendem no direito de pressionarem o sindicato. Contudo a categoria vai continuar lutando", disse Elenilza Silva.

Atualizada às 12h18

A desembargadora Liana Chaib negocia uma conciliação entre representantes do Sintetro e do Setut para por fim à greve de ônibus que já dura cinco dias. A audiência ocorre à portas fechadas no prédio do TRT, na Avenida João XIII, na zona leste da cidade. Se não houver um consenso, o impasse será decidido por meio de um dissídio coletivo. 

No pleno do tribunal, motoristas e cobradores aguardam o resultado da audiência.

"Uma comissão de empresários e de trabalhadores estão nessa reunião. Se nada for definido nenhum acordo, vão vir para o pleno e o juiz decidirá por meio de dissídio, ou seja, decidirá pelas duas categorias", disse Wallyson Soares, um dos advogados do Sintetro.

Matéria original

Audiência de conciliação que será realizada às 11h desta sexta-feira (8) mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho pode por fim à greve dos ônibus. A atual paralisação por tempo indeterminado dos trabalhadores do transporte coletivo é uma das mais longas registradas em Teresina nos últimos anos. 

Hoje a greve entra no 5º dia. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), Fernando Feijão, informou ao Cidadeverde.com que, apesar das últimas tentativas frustradas de acordo,  a expectativa é que na audiência os empresários e a categoria entrem em um consenso e seja declarado o fim da paralisação. 

Inicialmente os trabalhadores queriam reajuste salarial de 8.5%, mas recuaram. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) não aceitou a contraproposta da categoria de aumento de 4,5% dividido em duas parcelas - sendo 4% imediato e 0,5% em maio, e sem jornada dupla. O Setut havia oferecido 4% com jornada dupla. "Todas as tentativas nós fizemos. A última foi hoje: nós saímos de 8,5% para colocar uma proposta em duas vezes”, disse o presidente do Sintetro durante assembleia realizada ontem.

O Cidadeverde.com tentou, mas não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Setut.

Representantes do Setut e da prefeitura de Teresina devem participar da audiência conciliatória que será realizada no TRT. 

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

 

Izabella Pimentel e Graciane Sousa
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais