Cidadeverde.com

Água Branca promove atividades de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Imprimir

Com o objetivo de evitar casos de gravidez na adolescência, a Prefeitura de Água Branca, por meio das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, está realizando um conjunto de ações educativas a fim de proteger e cuidar de adolescentes através da informação e escolhas saudáveis. Nessa quinta-feira (7), as equipes levaram uma palestra informativa sobre o tema ao Posto de Saúde Chico Raimundo.

A iniciativa integra a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez não Intencional na Adolescência. “São ações educativas com temas relacionados a essa campanha e têm como base a perspectiva estabelecida pelo Ministério da Saúde que torna consenso pelo Marco Estratégico Regional para Prevenção e Redução da Gravidez não Intencional na Adolescência pelos países do Cone Sul, do qual o Brasil é integrante”, explica o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa.

Os trabalhos educativos estão sendo desenvolvidos pelas equipes de saúde, educação e assistência social com o intuito de sensibilizar os adolescentes sobre os cuidados para o sexo seguro, evitando as ISTs, e gravidez não planejada.

Entre as ações está a apresentação da temática de forma lúdica com teatro, músicas, paródias e desenhos, que visam chamar a atenção do público adolescente; circulação de caixinha de perguntas e respostas dirigidas aos adolescentes; atualização da situação vacinal; rastreamento de gestantes entre 10 e 14 anos com as principais comorbidades, como hipertensão, anemia, infecções e prematuridade; promoção da saúde com ações de educação em saúde sexual e saúde reprodutiva com atendimento diferenciado através de equipe interdisciplinar; e promoção da assistência qualificada com abordagem diferenciada para adolescentes de 10 a 14 anos, entre outras.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), como ação “a ser realizada anualmente pelo poder público, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: