Cidadeverde.com

Morre Gordon Banks, goleiro célebre por defesa do século em lance com Pelé

Imprimir

Morreu nesta terça-feira (12) aos 81 anos o inglês Gordon Banks, considerado um dos maiores goleiros da história. Campeão mundial em 1966, ele ficou famoso também pela defesa em cabeçada de Pelé na Copa de 1970.

Foto - Reprodução - Instagram

No lance em questão, considerada a "defesa do século", Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, válido pela primeira fase daquele Mundial. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jairzinho.

A causa da morte não foi divulgada. Desde dezembro de 2015 ele lutava contra um câncer renal.

Nascido no dia 30 de dezembro de 1937 em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield antes de ingressar no Leicester em 1959. No clube, se destacou ao longo de oito anos, virando o goleiro da seleção inglesa a partir de 1963.

Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas. Ele ainda disputou o Mundial de 1970 pelo país e atuou pelo Stoke City até 1973, quando se aposentou. 

Quatro anos mais tarde, ele voltou à ativa para jogar uma temporada no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos. Banks perdeu parte da visão do olho direito em 1972 em um acidente de trânsito.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais