Cidadeverde.com

Governador inaugura base do peixe-boi em Cajueiro

Imprimir

A nova sede da Base do Peixe-Boi Marinho foi inaugurada nesta sexta-feira(12), em Cajueiro da Praia, pelo governador do Estado, Wellington Dias e autoridades ligadas à defesa do meio Ambiente.

Apesar de possuir o menor litoral do território brasileiro (66 km), o Piauí possui, na região de Cajueiro da Praia, uma considerável população de peixe-boi marinho (Trichechus manatus), entre 25 e 30 animais. Isso ocorre porque não há a caça de peixe-boi no Estado.
 

Peixe-boi marinho (Trichechus manatus)

O local será utilizado para pesquisas, estudos, artesanato e condições de atendimento a filhotes de peixe-boi, que é um dos animais mais ameaçados de extinção do país.

“Só temos 500 animais em cinco mil quilômetros de praias do Brasil, aqui no Piauí são 30 animais que estão ameaçados de extinção, por isso temos que proporcionar condições para que eles sobreviverem. Também vamos dar todo o suporte, porque há um caminho para atração turística já que é um animal raro”, destacou o governador.

Os pescadores da região sempre tiveram uma convivência pacífica com esse animal, uma tradição secular de preservação e, hoje, o peixe-boi é símbolo da cidade. Já nasceram no local quatro filhotes.

A torre de observação do peixe-boi em Cajueiro da Praia mede 7,5 m de altura e fica no mar a 1.500 metros e de acordo com a espera dá para se ver bem os animais. O transporte dos turistas até a torre de observação é feito com canoas à vela, os motores deixam os peixes-bois perturbados. Essas atividades são feitas em parceria do Ibama com a Associação de Condutores de Grupo (guias) da Praia de Itam. Os horários de visitação dependem da maré.

Outras inaugurações

Na oportunidade, também foram inauguradas uma biblioteca estadual, uma escola de idiomas para taxistas, garçons e profissionais do setor turístico, a sede do Instituto Chico Mendes e a estrada  que liga Macapá ao povoado Camurupim, que é uma via importante na região Norte do Estado.

Extinção do Peixe-boi

O Trichechus manatus, nome científico da espécie do peixe-boi marinho, consta da lista de animais ameaçados de extinção do Ibama desde 1989. Segundo cálculos do Ibama, cerca de 500 animais da espécie vivem no litoral do Brasil. No Piauí, o número varia entre 25 e 30.

Além da espécie marinha, no Brasil existem também peixes-bois da espécie amazônica (Trichechus inunguis) classificada como vulnerável à extinção, segundo o Plano de Ação de Mamíferos Aquáticos do Brasil, do Ibama.

Em 1980, foi criado o Projeto Peixe-Boi pelo Governo Federal para avaliar a situação em que se encontrava a espécie marinha.

Em seu site, o Ibama informa que, desde a criação do projeto, 35 peixes-bois foram salvos de cativeiros inadequados ou da morte após encalharem em praias do litoral nordestino.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: