Cidadeverde.com

Comerciantes da zona Norte protestam contra construção de estação de passageiros

Imprimir
  • protesto5.jpg Lyza Freitas
  • protesto4.jpg Lyza Freitas
  • protesto3.jpg Lyza Freitas
  • protesto2.jpg Lyza Freitas
  • protesto1.jpg Lyza Freitas
  • protesto.jpg Lyza Freitas

Atualizada às 12h10

Moradores e comerciantes do Bairro São Joaquim e Parque Alvorada, na zona Norte, estão fazendo um protesto, nesta terça-feira (12), contra a construção de uma estação de ônibus na Rua Rui Barbosa, em frente ao Mercado Municipal. Os manifestantes estão bloqueando o quarteirão desde às 8h30 e afirmam que só irão terminar o movimento quando receberem algum esclarecimento da Prefeitura. 

A obra teve início na última quinta-feira e a escavação na rua para a construção da parada no sentido Centro-Norte tem cerca de 55 metros. De acordo com alguns moradores, o projeto prevê que a rua se transforme em via única e eles afirmam que irá prejudicar o comércio local. 

O comerciante Tércio Magalhães afirma que a pista em um só sentido vai fazer com que as vendas dos comércios locais caiam muito.

“Vai prejudicar os comerciantes, o prefeito está querendo mão única e as experiências no comércio mostram que as vendas caem pelo menos 50 %. No caso da Rui Barbosa, ela é uma pista de rolamento que liga o Centro à Santa Maria da Codipi e as pessoas quando estão de passagem, acabam parando para fazer compras. Se ficar não única, o tráfego vai diminuir e as vendas vão cair", falou o comerciante. 

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Parque Alvorada, Beatriz Pimentel, somente na Rui Barbosa existem mais de 200 lojas. Ela diz que nenhum morador foi comunicado da obra e cobra uma posição da prefeitura. 

“Não vieram dar explicação, era para ser feito o alargamento da avenida e a sinalização, pelo menos a gente sabia q o projeto era esse e ninguém se opunha, mas essa paradas em rua estreita, a gente teme que acabe o comércio porque vai ser transformada em via exclusiva", lamentou Beatriz. 

Beatriz acrescentou que ontem à noite, por volta das 18h30, foi realizado outro protesto que durou cerca de meia hora. 

Policiais militares estão no local fazendo o monitoramento.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Strans que enviou uma nota de esclarecimento.

Nota de Esclarecimento

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) informa que vem mantendo o diálogo com os moradores e comerciantes da zona norte da capital sobre a importância das obras do Corredor de Ônibus Exclusivo Norte 1- Rui Barbosa. Essa é apenas uma das obras que estão sendo realizadas com o objetivo de melhorar o transporte público da capital. Todo o projeto de intervenção de mobilidade urbana foi apresentado e amplamente divulgado na cidade, e o diálogo com a população tem sido mantido. Pedimos a compreensão dos moradores em relação aos transtornos provisórios causados pela obra. As providências estão sendo tomadas para que elas sejam concluídas no menor espaço de tempo possível, para servir todos os teresinenses.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais