Cidadeverde.com

Mais de 45 mil farão o vestibular da UFPI

Imprimir

Mais de 45 mil candidatos farão as provas do PSIU – Programa Seriado de Ingresso na Universidade - a partir deste domingo, dia 14 de dezembro. As provas serão aplicadas em 59 prédios distribuídos nos cinco pólos da UFPI nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Em relação ao número de inscritos por campus, Teresina registrou a maior quantidade de candidatos (31.978) seguida de Parnaíba (5.238), Picos (5.017), Floriano (1.882) e Bom Jesus (1.300). Em 2008 a UFPI oferece 5.530 vagas para as quais concorrem 27.141 candidatos. Uma média de cinco candidatos por vaga.

As provas serão aplicadas nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, sendo que nos três primeiros dias terão início às 8 horas e término às 12:30h. No último dia, quarta (17), os candidatos realizarão a Prova Específica e a Redação tendo início às 8 horas e término às 13 horas. O tempo mínimo de prova nos quatros dias é de 60 minutos.

Estrutura

Para a realização do PSIU 2008 está sendo montada uma superestrutura que envolve cerca de três mil pessoas. São fiscais de provas, coordenadores, vigilantes, zeladores, médicos, enfermeiros, motoristas, entre outros, que estarão envolvidas diretamente na aplicação das provas.

Todos os dias, após o fim da aplicação das provas, a COPEVE divulgará em seu site (http://www.ufpi.br/copevenovo/) o gabarito da prova do dia. Após a divulgação aqueles que desejarem apresentar recursos para contestar a elaboração ou o gabarito das questões deverão apresentar-los à COPEVE dentro de 24 horas. O resultado final do vestibular será divulgado até 02 de fevereiro de 2009.
   
Segurança

Como forma de aumentar cada vez mais a segurança na aplicação das provas, a COPEVE irá instalar em cada Centro de Aplicação de Provas um aparelho que detecta e bloqueia a transmissão de ondas em UHF e VHF impedindo assim, as tentativas de comunicação dentro das salas de aula. A comissão informa ainda que, em hipótese alguma será permitido ao candidato realizar a prova portando aparelhos de telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico e que não se responsabilizará pela guarda desses aparelhos.

Outra medida de segurança adotada este ano será a coleta da impressão digital do candidato no cartão-resposta. Os candidatos aprovados no PSIU precisarão coletar novamente a impressão digital no ato da matrícula institucional. As duas impressões serão confrontadas através de um programa de computador e, em caso de distorção, o candidato não poderá fazer a matrícula. Para o professor Saulo Brandão, presidente da COPEVE, tal medida irá eliminar sumariamente a possibilidade de que um candidato faça a prova no lugar de outro.
 
Novidades

No ano de 2008 a UFPI faz o primeiro vestibular para o campus de Floriano. Estão sendo oferecidas pelo campus 200 vagas, distribuídas entre os cursos de Administração, Enfermagem, Ciências Biológicas e Pedagogia. Além dos quatros cursos de Floriano foram criados outros seis novos cursos em Teresina: Engenharias Elétrica, Mecânica e de Produção, Bacharelado em Estatística, Licenciatura em Ciências da Natureza e Bacharelado em Moda.  Em Parnaíba foi implantado o Bacharelado em Turismo no turno vespertino.
Outra novidade para estes vestibular é o aumento do percentual de vagas reservadas para estudantes de escolas públicas (cotas) que subiu de 5% para 20%.

Concorrência

Segundo a Comissão Permanente de Vestibulares (COPEVE), o curso mais concorrido no vestibular é o de Medicina, com 22,06 candidatos por vaga, seguido de Bacharelado em Direito Diurno (14,53 candidatos por vaga) e serviço social (14,46 candidatos por vagas)

 
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: