Cidadeverde.com

Atleta, mesmo com desnutrição e trabalho em pedreira, é campeã

Imprimir
Cleydiane dos Santos, 15 anos, é atleta especialista em salto em distância e a corrida de 10 mil metros, mas antes de treinar, tem que passar por uma jornada dura, que desanima qualquer ser humano: trabalhar numa pedreira. Além da dura jornada de trabalho, que não deveria estar sendo feita por uma adolescente, Cleydiane tem que enfrentar problemas de saúde.
 
 
Depois das provas que participa, a maioria com vitórias, a jovem atleta sofre constantes desmaios, causados pela desnutrição. Mas, seu objetivo de ser a melhor atleta piauiense não a deixa desistir. Cleydiane mora com a família que é sustentada pelo o trabalho de marcenaria de seu pai e seu irmão.
 
Para garantir uma renda extra, todas as manhãs a jovem e as irmãs acordam cedo, preparam a carroça e trocam as bonecas por ferramentas pesadas e seguem em direção a uma pedreira. No local, com força de um adulto, consegue arrancar uma pedra de aproximadamente 30 quilos, respirando muito pó, dando muitas marretadas, o esforço é recompensado com a chegada de um caminhão. No dia fatura cerca de R$ 50 reais e se emociona.
 

Mesmo depois dessa jornada, a jovem atleta anda encontra disposição para estudar e treinar. Com ajuda do professor Reinan Nunes, que descobriu seu talento, ela faz a preparação em busca de seu sonho, de ser a melhor no salto em distância e participar de jogos olímpicos.

 

Caroline Oliveira (com informações de Herbert Henrique)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: