Cidadeverde.com

HUT lança campanha Carnaval Seguro e alerta população

Imprimir

Foto: arquivo/Cidadeverde.com

Por conta do aumento no número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito no período de carnaval, profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irão lançar nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 8 horas, a Campanha Carnaval Seguro. Outro ponto que será ressaltado durante a Campanha é a necessidade do trabalho permanente de combate a Sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada.

Em 2018, o HUT realizou 942 atendimentos e 225 cirurgias durante o carnaval. Esses números representaram um aumento de 18,3% no atendimento geral do hospital, com relação ao mesmo período do ano anterior. Dentre as vítimas de trauma o aumento que mais chamou atenção foi o de vítimas de arma de fogo que representou um aumento de 91%, também se comparado com o carnaval de 2017.

Como forma de envolver todos servidores e clientes do Hospital, o lançamento acontecerá na entrada da administração. Durante o evento será distribuído para toda comunidade hospitalar material educativo e kits com álcool gel, preservativos femininos e masculinos. Marilene Siqueira, chefe da Unidade de Educação Continuada, explica que essa ação irá reforçar a importância de não misturar álcool e direção, além do uso do capacete e do cinto de segurança.

“Esse período é sempre marcado com aumento no número de atendimento, sobretudo vítimas de acidentes com motocicletas. Nossa campanha irá ressaltar os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. Essa mistura pode levar muitas pessoas para o hospital em situação grave, que tem como conseqüência internações por tempo prolongado”, destacou Marilene.

Com relação a Sepse, a Dra Rosania Oliveira, médica infectologista do HUT, explicou que  é uma doença perigosa e pode levar a morte, se não for tratada a tempo. Com o tema “Não dê carona para as bactérias” a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) irá destacar a importância de se ficar atento aos protocolos de combate a sepse, dentro e fora do hospital. 

Dra Rosania Oliveira fala sobre os benefícios de ações de prevenção e combate a doenças em instituições de saúde. “Mais importante que tratar é prevenir, pois quando se tem o hábito da prevenção melhora muito a qualidade de vida das pessoas. Dentro de um hospital esse medida afeta diretamente no tratamento dos pacientes, pois acelera o processo de recuperação diminuindo assim o tempo de internação e aumentando a rotatividade dos leitos”, destacou Dra. Rosania.

 O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Educação Continuada, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUT e estudantes de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho.
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais