Cidadeverde.com
Geral

Banco de Alimentos da Nova Ceasa comemora 6 meses com Sopão Solidário e festa de carnaval

Imprimir

Foto: Ascom

O Banco de Alimentos da Nova Ceasa completa seis meses de funcionamento nesta sexta-feira (22) com um Sopão Solidário, a partir das 9h da manhã, no mercado local. O evento destaca a importância das doações realizadas pelos feirantes da Nova Ceasa no combate a fome e desperdício de alimentos no Piauí. A trupe Carnavalesca e Majestades do Carnaval de Teresina, as vinte entidades beneficiadas que são cadastradas no projeto social, parte das pessoas atendidas, doadores, parceiros e voluntários participarão da ação.

Segundo Jorgenei Moraes, gerente de projeto sociais da Nova Ceasa, a ideia é homenagear os feirantes do mercado que, diariamente, doam frutas e verduras que alimentam cerca de 5.000 pessoas carentes do Piauí. “Queremos agradecê-los, com uma liga festa, por esta parceria e, inclusive, entregar certificados a todos que contribuem com este projeto que combate a fome e desperdício de alimentos no Estado. Além de parabenizá-los, queremos também que todos entendam a importância da doação que fazem com aquele produto sem valor comercial, com uma aparência ruim, que os clientes não querem, mas que faz a diferença na vida de pessoas que não tem o que comer. O melhor de tudo: com a possibilidade de fazer comidas gostosas, saudáveis e nutritivas, como a sopa que será distribuída amanhã, para os feirantes, aqui na Nova Ceasa”, disse o gerente. 

Para Janice Lustosa, coordenadora técnica do Banco de Alimentos, “vamos comemorar os seis meses do projeto com uma linda festa, em clima de carnaval, e o melhor de tudo: integrando as pessoas que doam com aqueles que recebem as doações”. “As entidades sociais cadastradas e pessoas que recebem as doações dos feirantes é que entregarão a sopa, neste nosso 1ª Soão Solidário. Queremos agradecer a todos que fazem parte do banco, bem como, sensibilizar mais feirantes - aqueles que ainda não doam, para que possam doar também. Podemos fazer mais e melhor sempre, para ajudar mais pessoas necessitadas no Piauí isso, contamos com a ajuda de todos”, acrescentou Janice.

Gardênia Moura, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - uma das entidades cadastradas no Banco de Alimentos, e que vai participar da Sopa Solidária, juntamente com as famílias atendidas pela associação, afirma que este será um momento ímpar. “É a nossa oportunidade de olhar nos olhos de quem faz o Banco acontecer, que são os feirantes, e dizer: Muito obrigada! Ficamos todos emocionados só em pensar nesta possibilidade. Somos gratos a cada ajuda que recebemos e esta vindo da Nova Ceasa é uma bênção: passamos a economizar cerca de R$ 1.450, por semana, com as doações vindas do projeto”, disse, emocionada, a presente da APAE. “É um gesto de amor e agradecimento aos que fazem o banco acontecer. Muito merecido!”, acrescentou a presidente da entidade que atende cerca de 550 famílias no Estado.

Banco de Alimentos da Nova Ceasa

A responsabilidade social é uma marca registrada da Nova Ceasa e a implantação do Banco de Alimentos no local, no dia 22 de agosto de 2018, é um exemplo. O projeto tem como objetivo combater a fome e evitar o desperdício de alimentos na central de abastecimento, fortalecendo a política de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, estadual e do município de Teresina.

Diariamente, uma equipe do Banco de Alimentos arrecada frutas, verduras e legumes doados pelos feirantes. São produtos que estão com uma aparência ruim, mas estão bons para consumo e com os valores nutricionais preservados. Eles são recolhidos no mercado, selecionados na sede do programa por uma equipe técnica de nutricionistas e repassados para entidades cadastradas no órgão. Ao todo, 20 entidades estão cadastradas no projeto e 5.000 pessoas carentes são beneficiadas.

Da Redação
[email protected]

Imprimir