Cidadeverde.com

Defensoria define lista tríplice para escolha do novo Defensor Público Geral do Piauí

Imprimir


João Castelo Branco,  Erisvaldo Marques e Ivanovick Feitosa, respectivamente (Foto: Ascom/Defensoria Pública)

Está formada a lista tríplice com os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí. Os nomes escolhidos, em votação realizada nesta segunda-feira (25), foram os dos defensores Erisvaldo Marques dos Reis (66 votos),  Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro (59 votos) e João Castelo Branco Vasconcelos Neto (58 votos). Eles foram os mais votados. 

A apuração foi realizada pela Comissão Eleitoral, presidida pelo defensor público Roberto Gonçalves de Freitas Filho, logo após encerrada a votação. Dos 117 defensores públicos aptos a votar, somente 108 compareceram ao pleito.

Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, encaminhará a lista tríplice ao governador Wellington Dias até o dia 07 de março de 2019. 

O Governador, por sua vez, terá um prazo de 15 dias para escolher um dos componentes para ocupar o cargo de defensor público geral do Estado, para o Biênio 2019/2021.

Caso o governador não efetive a nomeação do defensor público geral no prazo de 15 dias do recebimento da lista tríplice, o defensor público mais votado por seus pares será investido automaticamente no cargo.

Roberto Freitas Filho avaliou o processo eleitoral como tranquilo. "Trata-se de uma  eleição interna, o eleitorado é pequeno, os próprios defensores se comunicavam com seus colegas, a Associação dos Defensores promoveu um debate para que cada um apresentasse suas ideias, pretensões, visão de administração".

"Tivemos um pleito extremamente tranquilo, sem nenhuma alteração, apenas a vontade de se construir  a vontade política da Defensoria Pública na próxima gestão. O resultado exposto na zerésima honra a opção democrática da Defensoria Pública e sua fidelidade aos processos eleitorais, como a democracia na gestão do serviço público.  O processo foi transparente, sem nenhuma alteração, com a participação geral, e as urnas deram os eu veredito ”, afirmou o presidente da Comissão. 

 

Carlienne Carpaso
Com informações da Defensoria Pública do Estado
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais