Cidadeverde.com

Nova ferramenta qualifica processos de trabalho no HUT

Imprimir

Ascom HUT

Como parte do processo de qualificação do atendimento com a implantação do Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou ontem, 27 de fevereiro, seu primeiro Daily Huddle. Essa nova ferramenta tem como estratégia principal criar uma rotina de trabalho com reuniões rápidas, no máximo 15 minutos, com todos os gestores do Hospital para fazer a checagem dos itens que podem comprometer o funcionamento. O Daily Huddle irá acontecer todos os dias, em dois turnos, às 8h30 e às 14h30, e contará com a presença de todos os lideres do HUT e demais profissionais que queiram contribuir com as checagens de seus setores.

Com um quadro acrílico devidamente dividido em formato de tabela e com perguntas sobre os dimensionamentos e abastecimentos de todos os setores, os líderes que comandam o Huddle (reunião) vão fazendo as perguntas e os responsáveis por cada setor vão respondendo, sim ou não. As checagens vão desde o dimensionamento das equipes, passando pelo abastecimento de insumos, medicamento e equipamentos, até itens relacionados com a hotelaria, nutrição e gerenciamento de leitos.

Sobre a realização do primeiro Huddle do HUT, Dr. Gustavo Schulz, facilitador do Hospital Sírio Libanês que acompanha a implantação do Projeto Lean no HUT comentou: “Esse primeiro dia do Huddle aqui no HUT foi espetacular, porque assim começa a criar uma cultura das discussões das pendências e dos problemas e, principalmente, da busca por soluções logo no início do plantão”, explicou Dr. Gustavo.

Dra. Clara Leal, diretora geral do HUT, que a implantação do Huddle representa uma mudança dos processos de trabalho e que isso reflete diretamente na melhoria da qualidade da assistência oferecida pelo Hospital. “No Huddle da tarde será feita uma avaliação da resolutividade das equipes a partir do grau de resolução dos problemas. É importante destacar que não é uma reunião burocrática, apenas para preenchimento do quadro. É para proporcionar que todos os lideres discutam suas pendências e que as soluções sejam encaminhadas o mais rápido possível”, destacou a diretora.   

No esporte, o Huddle significa uma conferência da equipe de atletas, geralmente em um circulo apertado, para formular estratégias, motivar ou comemorar. No Hospital é usado para reunir os líderes de todos os setores para que discutam as pendências e tracem estratégias. Isso permite que o Hospital permaneça sempre aberto para entrada de pacientes e que a assistência não seja comprometida por conta, por exemplo, de superlotação.

O Projeto Lean começou a ser implantado no Hospital de Urgência de Teresina no dia 01 de dezembro de 2018. O start foi o treinamento de oito gestores, enfermeiros, médicos e o gerente de Tecnologia da Informação, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Desde então, tem acontecido no próprio HUT, encontros quinzenais entre os gestores do Hospital e os facilitadores do Projeto, iniciando assim a implementação de novas ferramentas de trabalho e a elaboração do Plano de Ação. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais