Cidadeverde.com

A FFP é a lanterna entre as Federações do Nordeste

Imprimir
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou um ranking das Federações Estaduais na temporada de 2008. A liderança está com São Paulo, o que não chega a ser nenhuma novidade. Os paulistas conquistaram os títulos das Séries A e B do futebol brasileiro e conseguiram o maior número de classificações em todas as séries.

A FPF somou l6.l87 pontos na classificação geral. Em seguida, pela ordem, estão as entidades do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. No geral a Federação do Piauí está na vigésima primeira posição, à frente apenas de Mato Grosso, Acre, Rondônia, Tocantins e Amapá.


LANTERNA NO NORDESTE

O levantamento do desempenho apenas das Federações do Nordeste, mostra que o Estado do Piauí é o pior. Está em último lugar, entre os 9 Estados. A classificação é esta :

             l - Pernambuco . . . . . .  4.l27 pontos.

             2 - Bahia. . . . . . . . .  3.023 pontos.

             3 - Ceará. . . . . . . . .  l.989 pontos.

             4 - Rio Grande do Norte  .  l.ll6 pontos.

             5 - Alagoas. . . . . . . .  l.087 pontos.

             6 - Maranhão. .. . . . . .    782 pontos.

             7 - Paraíba. . . . . . . .    766 pontos.

             8 - Sergipe. . . . . . . .    496 pontos.

             9 - Piauí.. . . . . . . ..    458 pontos.

A classificação piauiense está perfeitamente dentro da realidade que vive o nosso futebol. A temporada de 2008 foi uma das piores de todos os tempos. No Campeonato Estadual ficamos sem jogos em Teresina e a média de público pagante foi muíto baixa. Na Copa do Brasil o Barras foi eliminado logo no primeiro jogo ao ser goleado pelo Corinthians, em Goiânia, por 6 x 0, e o River passou pelo representante do Espírito Santo e esbarrou no Botafogo, embora sem fazer feio.



O pior mesmo aconteceu no Campeonato Brasileiro da Série C. River e Barras tiveram um fraco desempenho e rebaixaram o futebol piauiense para a quarta divisão em 2009. O Piauí é o único Estado do Nordeste que não tem nenhum clube nas séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

RESPONSABILIDADE

Agora toda a responsabilidade é lançada sobre a Federação de Futebol do Piauí, o que não é justo. É claro que a administração federacionista está longe das necessidades do nosso futebol, mas os clubes estão no mesmo nível. A formação de times, contratação de jogadores, montagem de programa de trabalho não é tarefa da FFP.

Nossos dirigentes de clubes não têm mostrado empenho na busca de grandes momentos para o futebol Piauiense. Todos sempre estiveram satisfeitos com os longos períodos de férias nas últimas temporadas. Em cinco anos seguidos chegamos a ter dois anos de férias, o que é um absurdo.  As responsabilidades estão bem divididas entre clubes e Federação.

Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: