Cidadeverde.com

José Saramago diz que vai se aposentar

Imprimir
"Tenho 86 anos e estou suficientemente lúcido. (Mas) já não espero escrever muitos livros e se escrevo algum é um milagre", disse. O escritor apresentou A Viagem do Elefante na Casa de América, em Madri. O título já vendeu mais de 70 mil exemplares na Espanha.

Saramago agradeceu a boa recepção à obra, escrita em 2007, enquanto lutava com uma grave infecção respiratória. Agora, o escritor já está curado. "Não tenho motivos para queixar-me aqui (na Espanha) e em Portugal. Sair de uma enfermidade tão complicada como a minha e tirar forças de onde não se tem...estou contente", afirmou, emocionado.

A Viagem do Elefante é inspirado em um fato real. No meio do século XVI, o rei João III, de Portugal, presenteou seu primo arquiduque Maximiliano, da Áustria, com um elefante. O animal, chamado Salomão, foi obrigado a percorrer meia Europa, desde Lisboa até Viena, pelo capricho de Maximiliano. "Não é uma novela histórica, como se chegou a dizer. Pelo menos 95% é invenção e o resto realidade", explicou. "A imaginação é constante para manter a atenção do leitor."

 Saramago lembrou ainda de um artigo publicado por ele na imprensa recentemente, segundo o qual os problemas causados pela crise financeira internacional são um crime contra a humanidade. "Todos sabem quem são os responsáveis, mas alguém pensa que vão à prisão?", questionou. "Os atentados contra a dignidade humana são tantos que não sei nem por onde começar."

 Saramago mora atualmente na Ilha de Lanzarote, na Espanha. Autor de obras bastante conhecidas, como O ano da morte de Ricardo Reis (1984), O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), e A Caverna (2000), ganhou, entre várias outras distinções, o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
 
 
 
Fonte: Folha Online

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: