Cidadeverde.com
Entretenimento

Espetáculo da Batalha do Jenipapo acontece nesta quarta em Campo Maior

Imprimir

O tradicional espetáculo da Batalha do Jenipapo, que já faz parte do calendário de comemorações do estado, acontece nesta quarta-feira (13), na cidade de Campo Maior. A montagem reconta a luta histórica do Piauí em apoio à independência do Brasil durante o período colonial. A apresentação acontece no Monumento Herois do Jenipapo, a partir das 17h30.

O espetáculo tem texto e direção de Franklin Pires, que dá uma roupagem musical à história. “O texto foi escrito por mim e é baseado em algumas pesquisas históricas que serviram para retratar um pouco de como foi Campo Maior naquela época”, conta o diretor.

Para esta edição, de acordo com Franklin Pires, o espetáculo irá enaltecer a figura dos anônimos que lutaram na Batalha do Jenipapo tornando isso como um dos temas centrais. “Vamos focar no que acontece em uma família quando o mundo em que ela vive está em guerra. O relato será focado mais na questão familiar”, completa.

O elenco é formado por atores e atrizes profissionais e amadores selecionados por meio de audição realizada em fevereiro. A direção musical será feita por Edvan Alves, como texto e direção geral de Franklin Pires. 

HISTÓRICO – A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Durante as comemorações do dia 13 de março é realizada, em Campo Maior, a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.

Imprimir