Cidadeverde.com

Campeonato Gaúcho: Rivais fazem Gre-Nal sob peso da Libertadores

Imprimir

Na sequência da Taça Libertadores, a competição mais importante da temporada, Grêmio e Internacional voltam as atenções ao Campeonato Gaúcho, para o jogo que, independentemente do ano ou do torneio pelo qual é disputado, sempre é o que mais importa aos rivais: o Gre-Nal.

O clássico deste domingo (17), no entanto, não é algo propriamente à parte da disputa pelo continente. Isso porque é o desempenho dos times no torneio continental o que tem ditado os ânimos para o encontro na arena gremista, marcado para as 19h e válido pela décima rodada do estadual.

Líder invicto do Gauchão, o Grêmio é alvo de desconfiança justamente pela largada frustrante na Libertadores. O último brasileiro a conquistar a América é lanterna de seu grupo, com uma empate na Argentina, diante do Rosario Central, e uma derrota em casa, sofrida na última terça (12), contra o Libertad (PAR).

Já o Inter, que parecia andar aos trancos -entenda-se derrotas para Pelotas e São-José, além de empate com o Veranópolis-, engatou cinco vitórias seguidas no Gaúcho e assumiu a liderança de sua chave na taça internacional, ao bater o Palestino, no Chile, e o Alianza Lima (PER), no Beira-Rio, na quarta (13).

Às vésperas do encontro, os gremistas tentam minimizar as diferenças de resultados nos dois torneios e apontam para a busca por equilíbrio; enquanto os colorados procuram isolar o Gre-Nal do restante do calenário e evitam qualquer peso por um suposto favoritismo.

"Não somos os melhores por sermos os primeiros do Gaúcho nem os piores por estarmos na lanterna do grupo na Libertadores. Vamos jogo a jogo, temos coisas boas feitas, e outras que temos que corrigir", defendeu o zagueiro gremista Walter Kannemann.

"(A Libertadores) Não influencia nada, são campeonatos diferentes. A gente entrou muito focado para vencer o Alianza Lima, era muito importante, e o Grêmio sofreu a primeira derrota do ano (para o Libertad), mas é uma semana diferente", ponderou o volante colorado Rodrigo Dourado.

Para além dos discursos, ambos sabem que o teste de fogo não apenas carrega influência da Libertadores como também atestará pretensões para o torneio continental, que ambos irão retomar no início de abril.

ESCALAÇÕES

No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho deve repetir no clássico a escalação utilizada na derrota para o Libertad. Já o clube colorado anunciou que entrará com um time reserva, em protesto contra o aumento da pena de Nico López, que teve suspensão ampliada de dois para quatro jogos.

PAULO BATISTELLA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais