Cidadeverde.com

Imposto de Renda: cerca de 200 mil contribuintes ainda não declararam no Piauí

Imprimir

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O delegado da Receita Federal (RF), Eudimar Alves, confirmou ao Cidadeverde.com que cerca de 200 mil contribuintes ainda não realizaram a declaração de Imposto de Renda no Piauí. A expectativa da Receita Federal é receber 240 mil declarações no Estado.  

"Até o momento nós recebemos quase 43 mil declarações. Esse é um ritmo esperado, normal. De qualquer forma, alertamos para que os contribuintes busquem fazer a declaração o quanto antes, sobretudo àqueles que têm imposto a restituir, restituição a receber. Quanto antes entregue a sua declaração, quanto antes receberão a sua restituição", ressaltou o delegado.

Eudimar Alves acrescentou que o contribuinte ao entregar a declaração verifique o resultado do processamento. "Na página da Receita Federal irá criar um código de acesso, uma senha e, então, no dia seguinte a entrega, você pode verificar se houve alguma inconsistência ou omissão, algum erro constatado pela Receita Federal", explicou.

Essa verificação, de acordo com o delegado,  serve para evitar problemas posteriores a partir da autorregularização. "Porque ao tomar conhecimento do problema, o contribuinte já pode imediatamente corrigir a sua declaração".

"Neste ano, a Receita Federal teve a preocupação de processar diariamente as declarações entregues para, justamente, o contribuinte já ter conhecimento imediato desse processamento", acrescentou o delegado.

Sobre o ritmo de entrega, Eudimar Alves destacou que o no início do prazo de entrega é lento não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil. No entanto, "a gente espera cumprir a previsão com tranquilidade".  

Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para realizar a declaração de Imposto de Renda. 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais