Cidadeverde.com

As conclusões sobre as estruturas do Estádio Albertão

Imprimir
O Estádio Governador Alberto Silva foi alvo das atenções gerais a partir do momento em que o CREA-PI fez uma inspeção e recomendou o seu fechamento, no comecinho do ano, o que levou para Floriano e Bacabal os jogos do River pela Copa do Brasil. O Campeonato Piauiense também não teve jogos no Albertão. River e Piauí mandaram os seus jogos na cidade de José de Freitas.



Em abril de 2008 a empresa Geotech Engenharia apresentou ao Governo do Estado um relatório sobre as estruturas do Estádio, com as seguintes conclusões :

- Com base na análise dos resultados dos trabalhos executados de Imageamento Ecográfico por Reflexão de Ondas Eletromagnéticas, transmissão direta e refratada de ondas elásticas longitudinais e transversais, ensaios esclerométricos, inspeção direta, cadastramento de anomalias visualmente identificáveis, consulta a documentação disponibilizada, normas  e critérios adotados, concluimos :

- Que o concreto do Estádio Albertão, como um todo no que diz respeito a deterioração atende aos critérios técnicos e de segurança usuais.

- Que a estabilidade  estrutural (vide zoneamento de risco ) apresenta-se comprometida a curto e médio prazo, devendo suas causas serem identificadas e corrigidas. Estas áreas devem ser monitoradas imediatamente.

- Que a deterioração verificada em pilares e vigas são resultantes da água infiltrada de origem natural (vigas e pilares internos) e de origem antrópica nos pilares externos.

- Que a deterioração atingida ( até a presente data ) enquadra-se nos níveis usuais de aceitabilidade sem risco a curto prazo para a estrutura.

- Não foi observado entumecimento de seção da peça.

- Que, a curto prazo a deterioração do concreto não se constitui fator limitante de estabilidade estrutural.

Fica claro que o Estádio não estava desabando, mas necessitava de serviços gerais em sua estrutura, o que poderia ser executado em curto prazo, o que não aconteceu. Houve uma grande demora para início desses serviços e o ritmo é muíto lento. Não há preocupação alguma com as necessidades do nosso futebol.



Várias datas para reabertura do Estádio já foram marcadas e não cumpridas. Faltando menos de um mês para a entrega dos laudos exigidos pela CBF para a Copa do Brasil/2009, o futebol piauiense corre sério risco de ficar sem o grande jogo Esporte Clube Flamengo e Vasco da Gama.

Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: