Cidadeverde.com

UBS do Parque Piauí será inaugurada nesta quinta-feira (28)

Imprimir

Foto Ascom PMT

Cerca de 15 mil pessoas da zona sul de Teresina serão beneficiadas com o funcionamento da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Diocina de Sousa Lima Neta, localizada no bairro Parque Piauí e gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A solenidade de inauguração será nesta quinta-feira (28), a partir das 12h.

Com área construída de 456,91 metros quadrados, a nova UBS leva o nome de Diocina de Sousa Lima Neta Silva, que foi presidente da Associação dos Moradores do Parque Piauí e ocupou cargos administrativos na Prefeitura de Teresina. Além disso, a Unidade contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família que devem atender moradores do bairro Parque Piauí e adjacências. O valor do investimento correspondeu a R$ 994.008,49, oriundos do Governo Federal.

A nova UBS obedece às exigências do Ministério da Saúde (MS). “A FMS adaptou o projeto original do MS às peculiaridades da nossa região, como exemplo, ao invés da colocação de telha cerâmica foi utilizada a termoacústica, que requer menor manutenção e melhora a sensação térmica para os pacientes”, destaca a chefe de Núcleo de Projetos e Obras da FMS, Natássia Sales.

“Nas Unidades Básicas de Saúde os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas”, ressalta o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

Conheça a estrutura da UBS do Parque Piauí

Para o completo funcionamento da UBS foram construídos dois consultórios com sanitários, uma sala de recepção e espera, quatro consultórios indiferenciados, quatro consultórios odontológicos, três sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais, dois banheiros para funcionários, uma copa, um almoxarifado e uma sala de administração e gerência.

Há ainda três depósitos de resíduos, uma sala de arquivo, um SAME, uma sala de inalação coletiva, uma sala de curativo, uma sala de vacina, uma sala de atividade coletiva, uma sala de coleta de sangue para exame, uma sala de observação/procedimentos, uma sala de dispensação de medicamento, uma sala de esterilização e também um expurgo.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais