Cidadeverde.com

OAB vai auxíliar pacientes na Justiça contra Estado

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí aderiu hoje à campanha do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e vai disponibilizar advogados para auxiliar os portadores da doença em ações judiciais.
 

Movimento Nacional assinou convênio para estimular as Seccionais da OAB a prestar assistência jurídica gratuita aos portadores de hanseníase e motivar o Estado a adotar políticas públicas que objetivem controlar e eliminar a doença e resgatar a dignidade e a cidadania dessas pessoas.

Segundo o advogado Lúcio Tadeu, presidente da Comissão de Direitos Humanos, a OAB vai instituir um setor no Estado para auxiliar na busca por tratamento de saúde, aquisição de remédios e outros benefícios. “Além de ajuizar ações para garantir seus direitos”, afirmou Lúcio Tadeu.

Ele informou que a proposta é que criar o núcleo na segunda quinzena de janeiro.

Dados do Morhan indicam que o Brasil é o primeiro país no mundo em casos da doença, com o registro de 47 a 50 mil novos casos da doença a cada ano. O Maranhão é o Estado que detém o maior número de casos registrados e Pernambuco tem o maior número de crianças com a doença.

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: