Cidadeverde.com

Rio Parnaíba transborda e alaga quiosque no Encontro dos Rios

Imprimir
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • pesqueirinho_e_lagoa_do_norte_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

A água do Rio Parnaíba transbordou e entrou em uma pequena parte do Parque Encontro dos Rios, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Teresina, localizado na Zona Norte de Teresina.  Um dos quiosques ficou alagado. 

O Rio Parnaíba está a 4 metros e 44 centímetros acima do nível. O aumento do nível da água desse rio decorre das regulares chuvas que vem caindo neste ano, principalmente no mês de março e início deste mês de abril. Ontem uma forte chuva caiu em Teresina.  

A proprietária do quiosque alagado, Lúcia Matos, disse que é a segunda vez que passa por essa situação. A primeira vez ocorreu ano passado. 

“Eu já pedi para o prefeito (de Teresina) encontrar uma solução para isso porque começa às chuvas e a gente até espera por isso. Eu mesma me antecipei e deixei todo o meu material levantado (não deixou próximo ou no chão) para evitar perder mercadoria”, disse Lúcia.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com



Ela conta que até o momento o quiosque dela foi o único invadido pelas águas. “O meu fica em uma área mais baixa. Não perdi material,  mas é ruim porque fico com as vendas paradas. Eu pedi ao administrador para colocar minhas coisas em outra parte, e já estão, mas não é a mesma coisa de estar arrumada no quiosque”. 

Sobre a água do Rio Parnaíba, ela explicou que transbordou porque o Rio Poti está muito cheio e joga parte da água para ele, acredita Lúcia. 

Curiosos 

O nível das águas dos Rios Poti e Parnaíba desperta a curiosidade dos moradores de diferentes regiões de Teresina e até da cidade vizinha Timon, no Maranhão, que vão ao Encontro dos Rios e a um restaurante da região ver de perto a cena. 

No restaurante, a água está a quase cinco palmos do limite da parede de contenção. 

Hoje pela manhã os dois locais receberam vários visitantes.  Dentre eles, o Tadeu Pereira, morador da cidade maranhense. “O rio está bonito, cheio, devia ser sempre assim, mas tem o lado ruim porque muitas famílias sofrem com os alagamentos”, declarou.

Para o pescador José Ribamar é uma alegria ver o rio cheio, mas adverte: "só pode entrar quem conhece e tem experiência". Ele diz que o rio cheio não é para amadores. "Olhar não tem problema, mas não pode arriscar de entrar porque até quem já é acostumado como eu, que tenho 40 anos de pescador, tenho muito cuidado". 



Carlienne Carpaso
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais