Cidadeverde.com

HGV realiza cirurgia com tecnologia avançada para tratar hérnia de disco

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, no início desta semana, uma cirurgia inédita utilizando tecnologia avançada para tratar uma hérnia de disco na coluna. A paciente respondeu bem ao tratamento e já se encontra de alta hospitalar.

A cirurgiã ortopédica Ayrana Soares, que realizou o procedimento, acaba de retornar da Alemanha, onde fez um aperfeiçoamento no Hospital ST. Elisabeth Gruppe, maior centro de referência na área. Ela explica que o tratamento que a paciente recebeu foi de última geração, minimamente invasivo, com acesso de 5 milímetros na pele, o que possibilitou uma recuperação rápida. “Ela tinha uma hérnia de disco pura e o procedimento possibilitou um risco menor à paciente, com menos sangramento, menos complicações e menor tempo de cirurgia e internação”, explica a médica. 

Arnayldes Costa Sousa, 40 anos, conta que sentia forte dor lombar que irradiava para a perna esquerda, o que impossibilitava de realizar muitas atividades diárias. “Eu sentia fortes dores e incomodava muito”, explica a paciente. 

Ayrana Soares destaca que a técnica utilizada no tratamento da paciente, a endoscopia de coluna, é uma cirurgia por vídeo pela qual são tratados problemas como a hérnia de disco e canal estreito da coluna lombar. “O procedimento se caracteriza por ser menos invasivo que métodos tradicionais. Enquanto antes, em técnicas clássicas, era necessário realizar incisões de até 12 cm para abordar uma hérnia de disco, a endoscopia de coluna permite o tratamento com aberturas menores, no caso de Arnayldes, a incisão foi de apenas 5 milímetros", explica a profissional. 

Para a diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, os profissionais do HGV têm se aperfeiçoado cada vez mais, o que tem feito a diferença no tratamento de casos complexos. Ela explica que a gestão tem feito todo o esforço para garantir a realização desses procedimentos.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais