Cidadeverde.com

Vacinação contra a gripe inicia quarta-feira (10) em Teresina

Imprimir

 Foto: Rodrigo Nunes/MS

A partir de quarta-feira (10), Teresina inicia oficialmente a campanha contra a gripe (Influenza A/H1N1). As doses da vacina já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra. O Dia D de mobilização será dia 4 de maio.  

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber 230 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. Já chegaram à capital quase 82 mil doses e novas unidades da imunização devem chegar ainda esta semana. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, as vacinas serão distribuídas em 104 locais.

O presidente da FMS, Charles Silveira, alerta para a importância da adesão da população à vacina: “As notícias falsas que circulam sobre a imunização contra a gripe dificultam a cobertura vacinal desejada. Tem pessoas que acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade e, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, afirma.

Grupo prioritário 

A lista completa do grupo prioritário que precisa receber a dose de vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

Medidas de prevenção

Amariles Borba orienta que a higienização é uma das principais medidas de proteção contra a gripe. "Devemos lavar as mãos com água e sabão. Quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças quanto dessas mulheres", alerta.

Diferente de outras doenças, a gripe precisa de campanhas de vacinação anual. Isso ocorre por características do próprio vírus, que, aos poucos, naturalmente, modifica-se geneticamente. Dessa forma, é necessário rever, a cada ano, os vírus que mais estão se propagando para adaptar a imunização, que dura de seis a 12 meses. Além disso, trata-se de uma doença que tem um forte impacto na sociedade, com risco de morte muito alto (aproximadamente 650 mil pessoas morrem no mundo por ano, em virtude da influenza A/H1N1).

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais