Cidadeverde.com

Semar divulga tendências de chuvas de abril a junho no PI

Imprimir

Foto: Fábio Lima / Cidadeverde.com 

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) apresentou o boletim de informações climáticas para o Piauí, no trimestre de abril a junho. 

Segundo o documento, a média climatológica em abril indica um acumulado de chuvas significativo, com valores acima de 300 mm de precipitação no norte do Piauí.  Já no sudeste acontecem poucas chuvas e de forma isolada.

Historicamente, em maio, da-se fim ao período chuvoso no estado, com chuvas restritas ao norte, acumulando em torno de 200 mm.

Para os meses de abril, maio e junho de 2019, de acordo com o boletim, os modelos climáticos indicam persistência do "El Niño", com intensidade fraca, e oceano Atlântico Sul mais aquecido que o Atlântico Norte - essa condição é necessária para o deslocamento e manutenção da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um importante indutor de chuvas no Piauí durante esse período.

Devido à variabilidade espacial de precipitação, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em um determinado município e chuvas fracas no município vizinho. 

Veja abaixo as tendências diferenciadas para as chuvas no Piauí: 


Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais