Cidadeverde.com

Escola do Legislativo completa 11 anos e já atendeu 14 mil pessoas

Imprimir

Foto: Ascom Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão completa 11 anos de fundação nesta quarta-feira (10). Para celebrar a data está programada sessão solene esta quinta(11), no Plenário da Assembleia Legislativa. Mais de 14 mil alunos foram atendidos em cursos de extensão, oficinas, palestras, eventos educacionais e pós-graduação.

Criada pela Lei 5.712/2007, a Escola do Legislativo foi inaugurada em abril de 2008 pelo idealizador da instituição e presidente da Casa, o deputado Themístocles Filho (MDB), com a presença do governador Wellington Dias (PT), do presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho (PMDB) e de várias autoridades. 

A Escola do Legislativo teve três presidentes de honra com prazo de dois anos no cargo, sendo prorrogado. Foram os deputados Antonio Félix (duas vezes), Luciano Nunes e Joâo Mádison (duas vezes e atual).

Edmar Rodrigues, que ocupa a função de diretor-geral da Escola do Legislativo desde a inauguração, disse que a credibilidade e a procura pelos cursos disponíveis na instituição abriram vagas para servidores de outros órgãos e público externo.

A missão da Escola do Legislativo é oferecer cursos de extensão e de pós-graduação, oficinas e palestras que atendam às necessidades dos servidores da Assembleia Legislativa do Piauí. Com isso, a instituição visa garantir a qualificação profissional dos servidores para melhor desempenhar suas funções.

A grade de cursos de extensão abrange várias áreas, entre as quais, Cerimonial e Protocolo Público, Licitações e Contratos com Formação de Pregoeiro, Técnicas em Oratória, Fotografia, Elaboração de Projetos para Captacão de Recursos, Editoração Eletrônica, Taquigrafia e Produção em TV. Nesses 11 anos de funcionamento, a Escola do Legislativo já atendeu 6 mil pessoas em cursos, oficinas, palestras e eventos, sendo que 3 mil foram certificadas em 120 turmas de cursos variados de extensão.

As pós-graduações, que iniciaram em 2012, dispõem de cursos em Direito destinado a diversas especialidades, como Previdenciário, Penal, Civil, Tributário e Notorial. Além de Docência do Ensino Superior, Mediação de Conflitos, Comunicação, Marketing Político e Mídias Digitais; Contabilidade, Finanças e Orçamento Público. Já foram concluídas 220 turmas, certificando 8.300 alunos.  

A Escola do Legislativo Piauiense proporciona aos parlamentares, servidores, estagiários e profissionais terceirizados compreensão das atividades do Poder Legislativo e conhecimentos básicos para o exercício de suas funções na Assembleia, tendo a complementação de conhecimentos em todos os níveis, bem como, capacitar o funcionário no suporte técnico-científico, ampliando sua formação em assuntos legislativos e de desenvolvimento de programas, com perspectivas à formação de lideranças comunitárias e políticas.

Em cooperação com outras instituições de ensino, a Escola do Legislativo incentiva  pesquisas voltadas para a Assembléia Legislativa, com a participação de parlamentares, servidores e agentes políticos em vídeo-conferência e treinamentos à distância, integrando o programa Interlegis do Senado Federal.

“Para este ano, a meta é ampliar oportunidades de cursos para o público que pretende se qualificar e renovar seus conhecimentos em diversas especialidades, por meio de ensino eficaz e com professores renomados no mercado”, Edmar Rodrigues.

Cursos de extensão para o 1º semestre de 2019:

Pós-Graduação disponíveis

Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil
Direito Penal e Processo Penal
Direito Militar
Direito Penal e Processo Penal
Direito Médico e Proteção Jurídica à Saúde
Direito e Processo Previdenciário
Direito Notarial e Registral
Direito Imobiliário
Mediação de Conflitos
 Mediação e Arbitragem
Segurança Pública
Contabilidade, Finanças e Orçamento Público
Gestão Pública com Ênfase em Licitação e Contratos
Gestão de Escritório e Empreendedorismo Jurídico
Comunicação em Marketing Político e Mídias Sociais
TV e Rádio
Docência do Ensino Superior

1. Licitações e Contratos com Formação de Pregoeiro
De 23.04 a 03.05
C/H 40h
Horário: 18 às 22h     

2- Técnicas de Redação Oficial 
De: 23 a 26.04
C/H 20h 
Horário: 8 às 12h 

3- Fotografia 
De: 20.04 a 31.05
C/H 30h 
Horário: 14 às 18h

4- Taquigrafia
De: 06 a 17.05
C/H 40h 
Horário: 14 às 18h

5- Editoração Eletrônica
De: 6 a 17.05 
C/H 40h 
Horário: 14 às 18h

6- Elaboração de Projetos para a Captação para Recursos Públicos 
De: 20 a 31.05  
C/H 40h 
Horário: 18 às 22h

7- Produção em TV
De: 20 a 31.05  
C/H 40h 
Horário: 14 ÀS 18h

8- Cerimonial e Protocolo Público (Previsão: Junho)
C/H 40h 
Horário: 14 às 18h
Instrutor: Emília Nunes

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais