Cidadeverde.com

Luzilândia ganha centro de Referência à Criança com Autismo

Imprimir

Foto: Ubiracy Saboia

O governo do Estado entregou, neste sábado (13), o Centro de Referência à Criança com Autismo, em Luzilândia. A ação é uma iniciativa das Secretarias de Saúde, Inclusão para Pessoa com Deficiência e Educação e vai oferecer atendimento multiprofissional para 60 crianças, incluindo os municípios de Joca Marques e Morro do Chapéu.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Centro vai oportunizar a integração das crianças à sociedade, com a oferta de serviços multiprofissionais e mais próximos de suas casas, sem a necessidade de ir a Teresina.

Idealizado pela deputada estadual Jannaina Marques, o Centro conta com atendimento em neuropediatria, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional e serviço social. “A abertura dessa unidade é mais um passo que o Estado dá para descentralizar o atendimento às pessoas com deficiência, como os autistas e pessoas que precisam de reabilitação, no centro de Fisioterapia, do Hospital Gerson Castelo”, afirmou Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Melhorias para o Hospital Gerson Castelo

O Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, recebeu equipamentos pelo programa Renova Saúde. São equipamentos para suporte na assistência de urgência e emergência, para internação clínica e centro cirúrgico. A aquisição foi fruto de emenda da deputada federal Rejane Dias.

Além disso, recebeu Kit fisioterapia para o Centro de Reabilitação. A previsão é que a unidade realize 700 atendimentos mensais, beneficiando pacientes de Luzilândia, Joca Marques, Morro do Chapéu.

Foi autorizado ainda o repasse mensal de R$500 mil, para custeio. A autorização é fruto de emenda da vice-governadora Regina Sousa, quando exercia o mandato de senadora.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais