Cidadeverde.com

Estudantes do Mirim Cidadão em Amarante recebem uniforme

Imprimir

Fotos: Divulgação SSP-PI

“Eu vim aqui agradecer esta oportunidade”, disse o estudante João Derik, 11 anos, durante a entrega de uniformes pela Secretaria de Segurança para o Mirim Cidadão em Amarante. Atualmente com mais de 7 mil crianças e adolescentes inscritos, a meta, segundo o Secretário Fábio Abreu, é levar o projeto para todo o Piauí.

Durante a solenidade promovida pela Prefeitura de Amarante, parceira do Mirim Cidadão, pais deram testemunho de como seus filhos melhoram na disciplina e convívio em casa, além do desempenho na escola.

“O Derik era rebelde. Vivia brigando em casa com todos. Hoje é outra pessoa, respeitador e educado em casa e na escola”, disse Daniele Mônica, irmã do garoto. “Tive a felicidade de conseguir botar dois filhos no Mirim Cidadão e tenho certeza que essa felicidade é compartilhada por outros pais, porque sabem que daqui saíram homes e mulheres verdadeiros cidadãos”, discursou um dos pais.

Fábio Abreu ressaltou a importância do Mirim Cidadão como mais uma importante ferramenta de combate à criminalidade com a prevenção, acolhendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A meta da Secretaria de Segurança é fechar parceria com as prefeituras e assim chegar a todos os municípios.

“Os prefeitos entram com lanche e os profissionais (voluntários) fardamento e instrutor é com a Secretaria de Segurança. Aqui em Amarante começou com 50 alunos e hoje são 110. Objetivo nosso é chegar a todos os municípios e não apenas aqueles que tem índice de criminalidade mais elevado porque não é apenas combater, mas prevenir criminalidade. Quanto isso, posso afirmar, nunca perdemos uma de nossas crianças para as drogas ou a violência. O resultado é positivo”, afirmou.

Emocionado, o prefeito de Amarante, Diego Teixeira, agradeceu aos pais e aos profissionais voluntários pela confiança no projeto. Iniciado em 2017, o Mirim Cidadão já tem ex-aluno no Exército, o que serve de motivação para outras crianças e adolescentes. 

“Por isso abraçamos o Mirim Cidadão quando fomos procurados pela Secretaria de Segurança. Claro que tem a dificuldade financeira não apenas aqui, mas em todo o país. Mas, fizemos o esforço e o resultado é importante com uma evolução fantástica dos alunos na moral, disciplina, na escola e na integração dos pais. Por isso, tenho a convicção de que foi acertado fazer esta parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança para ter aqui este projeto”, discursou o prefeito.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais