Cidadeverde.com

Bombeiros alertam para os cuidados com banhos na Semana Santa

Imprimir

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

Pai e os dois filhos morreram afogados em Timon (MA)

Com o período chuvoso, os rios, riachos e cachoeiras se tornam pontos atrativos de lazer em todo o Piauí, principalmente neste feriado prolongado de Semana Santa, mas, por traz de tanta beleza, os cuidados com a água precisam ser redobrados para que o momento de diversão não se torne em tragédia, como a que ocorreu com uma família em Timon, no Maranhão, em que o pais e os dois filhos crianças morreram afogados.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Carlos Frederico, pediu a atenção nesses locais de banho, principalmente em relação ao nível da água.

"Essa alerta é necessário porque o nível da água modifica o terreno dos rios. Por exemplo, onde antes era possível colocar os pés não é mais. Então, a mudança repentina pode trazer um grande perigo", disse o comandante, relatando que a habitualidade em frequentar um banho pode levar ao relaxamento e, por isso, propiciar a ocorrência de acidentes e mortes. 

Carlos Frederico ressaltou a presença de crianças, que rapidamente podem sair do foco de visibilidade dos adultos em um momento de descontração. Ele recorda de um ditado popular que diz "água no umbigo sinal de perigo". 

Outro alerta é para a combinação do uso exagerado de bebidas alcoólicas com o lazer em rios, riachos e cachoeiras. "Essas bebidas tiram a capacidade de raciocínio, de reação e de lógica.  Normalmente, parece que as pessoas que bebem possuem uma afeição maior para a água. Gostaríamos que as pessoas tivessem muita atenção. E sempre evitar que alguém que demonstre não ter capacidade de reação entre na água".   

Por conta do nível das águas, a correnteza pode ficar forte e, inclusive, esconder conter objetos que podem bater contra a pessoa ao ponto de desorientá-las ou provocar uma lesão que comprometa o seu deslocamento na água. 

"É importante que os que desejam frequentar os rios, lagoas, cachoeiras para o seu momento de lazer que o façam com muito cuidado. A principal conduta que se deve ter é a preventiva. Nada de beber e banhar, e sempre ter atenção com as crianças", reforça o comandante. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Comandante geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Frederico 

Com diversas cachoeira acessíveis no Piauí, o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, também faz um alerta para que os banhistas fiquem atentos à movimentação da água.  

"Ter cuidados com trombas d’água, no aumento repentino da água e da velocidade da chegada da água na cachoeira”, citou o major, que as passagens molhadas pela cachoeiras também precisam de cuidados especiais. “Chuva ou indícios de chuva representam água caindo nas ribanceiras e no fluxo dos riachos, que podem impedir a passagem de veículos, por exemplo". As passagens molhadas também podem propiciar quedas. Então, fica o alerta.  


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais