Cidadeverde.com

Relembre cinco episódios que marcaram o GP de Baku

Imprimir

"A regra é bem fácil: nunca perca o foco durante a corrida, caso contrário, no primeiro erro que cometer, estará no muro". Essa é a receita de Charles Leclerc para lidar com o circuito de rua de Baku, no Azerbaijão, palco da quarta etapa do campeonato da Fórmula 1, neste final de semana.

E é bom ouvir o que o monegasco diz: ele venceu e chegou em segundo (largando em oitavo) em Baku quando estava na F2 em 2017 e, no ano passado, conquistou seus primeiros pontos na F1 justamente nesta pista, terminando em sexto com a Sauber.

Mas ficar longe dos muros e incidentes em Baku está longe de ser fácil. Basta lembrar cinco episódios que fizeram a prova do Azerbaijão, que será realizada apenas pela quarta vez, rapidamente se tornar sinônimo de corrida maluca.

Provavelmente a cena mais bizarra da F1 nos últimos anos aconteceu em Baku em 2017. Durante um período de Safety Car, o líder Lewis Hamilton tirou o pé completamente. Sebastian Vettel, que vinha logo atrás, não conseguiu frear e tocou na traseira do carro do inglês. Irritado com a lentidão do rival, Vettel colocou sua Ferrari lado a lado com a Mercedes e deu outro toque no rival. Os dois acabaram se dando mal e a vitória ficou com Daniel Ricciardo.

Em 2018, Valtteri Bottas vinha de uma quase vitória na China, e ele liderava a corrida até que seus pneus se desgastaram demais na parte final da prova. Em Baku, o finlandês também estava dominando a corrida de 2018 até a penúltima volta, quando passou por cima de um pedaço de uma das Red Bull que tinham colidido entre si poucas voltas antes. Seu pneu estourou e ele teve que abandonar, deixando a vitória cair no colo de Lewis Hamilton.

Tem sido raro nos últimos anos ver equipes de fora do top 3 (Mercedes, Ferrari e Red Bull) chegando ao pódio. Mas isso aconteceu em todas as edições do GP em Baku. Em 2016 e em 2018, Sergio Perez levou a Force India ao pódio. E, em 2017, foi Lance Stroll que conquistou seu único pódio da carreira. A variedade de resultados é comprovada por uma estatística curiosa: só Perez conseguiu mais de um pódio em Baku até aqui.

Já Max Verstappen parece ter uma relação complicada com os muros de Baku. Em 2017, ele bateu na segunda sessão de treinos livres, sozinho. isso voltou a acontecer na primeira sessão de sexta-feira do ano seguinte, quando o holandês protagonizou ainda uma outra batida na corrida, desta vez com seu próprio companheiro, Daniel Ricciardo. Foi um dos detritos desta colisão que arruinou a vitória praticamente certa de Bottas.

Hamilton é conhecido por ser especialista em classificações, tendo o recorde absoluto de poles positions na F1 -são 84, contra 68 do segundo colocado, Michael Schumacher. Mas na definição do grid de 2016, o pentacampeão cometeu um raro erro bem no Q3, momento mais decisivo do treino classificatório: ele simplesmente virou cedo demais na curva 11 e encontrou o muro, quebrando a suspensão de sua Mercedes. Largou em décimo e terminou fora do pódio.

Com o retrospecto de três vencedores diferentes -Nico Rosberg em 2016, Daniel Ricciardo em 2017 e Lewis Hamilton em 2018- e oito pilotos diferentes no pódio, o GP do Azerbaijão será disputado neste final de semana, com largada às 9h10 do domingo (28), pelo horário de Brasília.

JULIANNE CERASOLI
BAKU, AZERBAIJÃO (UOL/FOLHAPRESS)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais