Cidadeverde.com

Piauí registra nove suspeitas de leptospirose, quatro foram confirmadas

Imprimir

Nove suspeitas de leptospirose foram notificados no Piauí nos quatro primeiro meses de 2019. Quatro casos já foram confirmados. Em 2018 apenas um caso foi registrado.

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, órgão responsável pelo diagnósticos dos casos, o intenso período chuvoso e as consequentes enchentes são fatores que propiciaram o aumento dos casos.

A doença pode ser contraída pelo contato com a urina de rato contaminada. A coordenadora epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Amélia Costa, explica que a doença também pode ser adquirida indiretamente. “Pode ser ocasionado por outros animais como suínos, caprinos, bovinos e cães, casos estes tenham se alimentado com algo infectado pela urina do rato”, informou.

O resultado dos exames das demais notificações deve sair nos próximos 15 dias. Dos casos confirmados, três pacientes são de Teresina e um de Parnaíba. Casos nos municípios de Campo Maior e Floriano também estão em análise. Dois pacientes já tiveram alta.

Em 2018, 13 casos notificados, sendo que apenas um deles foi confirmado.

Dentre os sintomas da leptospirose estão manchas no corpo, febre, diarreia e dor abdominal. Em caso de suspeita, o paciente deve buscar atendimento em um posto de saúde ou unidade básica.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais