Cidadeverde.com

CTA passa a ofertar medicação pré-exposição ao HIV

Imprimir

Foto: Ludmilla Souza/Agência Brasil

Além dos testes rápidos, o Centro de Testagem e Aconselhamento do Piauí (CTA) passa a ser o pioneiro a realizar no Piauí a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), a grupos elegíveis, um novo método de prevenção à infecção pelo HIV.

O método consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o mesmo.

“Importante lembrar que a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis tais como sífilis, clamídia e gonorreia e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha”, disse a coordenadora do CTA, Cristiana Rocha.

O procedimento está disponível para grupos elegíveis, ou a população com mais vulnerabilidade, como profissionais do sexo, transsexuais, casais sorodiscordantes na qual o parceiro não faz tratamento.

O uso da medicação é constante e necessita de monitoramento frequente com a realização de exames e consultas, tudo ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No CTA, o usuário pode solicitar avaliação, na quinta-feira pela tarde ou sexta-feira pela manhã. Se passar pelo critério de elegibilidade, é agendada a data para começar o tratamento, além de receber orientação e aconselhamento.

O serviço tem a previsão de ser expandido para o Instituto de Doenças Tropicais Hospital Natan Portela e para o interior do Piauí.

O CTA é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que disponibiliza, de forma gratuita e sigilosa, testes rápidos para doenças transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites B e C. Os profissionais do centro fazem o trabalho de aconselhamento a esse usuário e encaminhamento à rede hospitalar, em caso de resultado positivo para esses agravos. 

PEP

A profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada em até 72h após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). O centro realiza esse procedimento nas quintas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã, o serviço também é disponibilizado no Hospital Natan Portela.

O usuário recebe a medicação gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o tratamento é feito por 28 dias. A coordenadora do CTA, Cristiana Rocha, ressalta que “a profilaxia pós-exposição é válida apenas para o período da relação anterior, não prevenindo possíveis infecções por relações futuras”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais