Cidadeverde.com

Ibama licencia construção da ponte que liga Santa Filomena ao MA

Imprimir

Uma decisão publicada no Diário Oficial da União autoriza o início das obras da ponte sobre o Rio Parnaíba que liga Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba (MA), na BR-325, no Sudoeste piauiense. A autorização foi dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que liberou a licença da instalação do canteiro de obras. O licenciamento ambiental foi aberto em 2008.

A ponte estaiada é uma das demandas de produtores de grãos da região que visam melhorar o escoamento da soja do Matopiba e dos cerrados do Piauí pela ferrovia dos Carajás até o porto de São Luís (MA). "Um sonho antigo. O agronegócio vai ganhar com esta obra que vai reduzir custos dos produtores de grãos”, explicou o senador Elmano Férrer.

A licitação da ponte já foi realizada e parte dos recursos está em conta. Uma empresa sulista foi a vencedora do processo licitatório. Atualmente a travessia de veículos é feita em balsas.

Foto: Arquivo Cidade Verde

A liberação da obra é fruto de negociações dos senadores Elmano Férrer, Ciro Nogueira e Marcelo Castro em Brasília, com o ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas. "Todos juntos em processos estruturantes que tenham resultados de grande impacto no desenvolvimento das regiões do Piauí", diz Elmano.

Viaduto em Teresina

Em entrevista à TV Cidade Verde, o senador Elmano Férrer ainda adiantou sobre a negociação com o Ministério da Infraestrutura para a construção do viaduto na região Sudeste de Teresina, próximo ao Mercado do Peixe. A estrutura beneficia ainda o trecho da BR 343 em Teresina.

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde em Brasília)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais