Cidadeverde.com

Vereador sugere que gestão do Zoobotânico seja feita por uma PPP

Imprimir

Foto: Ascom

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), em pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira (8) na Câmara Municipal de Teresina, questionou a falta de manutenção no Parque Zoobotânico de Teresina, a escassez de recursos e a pequena quantidade de animais que ali vive. Como solução para o impasse, o parlamentar sugeriu que a gestão do espaço fosse modificada através de um contrato de parceria público-privada, a chamada PPP. 

“Não vou dizer que o Parque Zoobotânico esteja abandonado, porque não está, mas necessita de melhores cuidados, de limpeza. Se o Governo do Estado não tem interesse em fazer, podia passar por uma iniciativa privada. Como o governador sempre coloca, a Ceasa é um exemplo de parceria público-privada. Faço esse apelo ao Governo”, afirma. 

Em sua fala no plenário da Câmara, o vereador falou da situação que presenciou ao visitar o parque, fundado em 1973. “No domingo, levei os meus filhos ao Zoobotânico e, chegando lá, encontrei um Parque em condições lamentáveis: muito sujo, muito mato, os animais cada vez em menores quantidades, as cercas e sinalizações precárias. Teresina é uma cidade que carece de locais públicos de lazer”, constata. 

Espaços de Lazer em Teresina

Oferecer opções diversificadas de espaços de lazer, para que a população possa desfrutar nos seus momentos de folga, é algo fundamental e que faz parte da vida na cidade. Neste sentido, o vereador Aluísio Sampaio comentou os casos de iniciativas que deram certo em Teresina e que são espaços convidativos à visitação. Para ele, o Parque Zoobotânico tem potencial para seguir neste caminho. 

“A Prefeitura, com emendas do governo federal, do senador João Vicente Claudino, conseguiu realizar esse Parque da Cidadania. Hoje, o local é lotado, cheio de famílias, de crianças passeando lá todos os dias. Se você falar do Parentão, é igual, também lotado. O espaço é um instrumento de lazer para a população da Zona Sul. O Zoobotânico, por incrível que pareça, também é muito cheio, embora haja essa falta de manutenção”, enumera. 

O Parque Zoobotânico de Teresina é de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), órgão do governo estadual.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais