Cidadeverde.com

Óculos inteligente ajudam cegos a ler e reconhecer rostos

Imprimir

Uma tecnologia israelense tem ajudado na autonomia de profissionais piauienses com deficiência visual. Nesta sexta-feira (10) foi apresentado a membros da OAB e a entidades ligadas aos direitos da pessoa com deficiência o dispositivo OrCam My Eye (meu olho, em inglês). A ferramenta de inteligência e visão artificial possibilita a leitura e o reconhecer de rostos para pessoas com deficiência visual.

Uma das beneficiadas com a tecnologia é a advogada Camila Hanah. Ela utilizou um dos dois exemplares do óculos disponível no Piauí para fazer a leitura do Exame do OAB.

A câmera de 16 megapixel capta a imagem e o processador faz a leitura em áudio, em uma espécie de narração do que é posto a sua frente. Uma outra função do aparelho é o reconhecimento de cédulas.

A ideia é adquirir novas unidades da ferramenta e disponibilizá-la em bibliotecas, escolas, e espaços de cidadania. O presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Joaquim Santana, acredita no potencial de qualidade de vida que trás o dispositivo. "Para que com ela as pessoas possam trabalhar, possam estudar, possam desenvolver suas atividades com autonomia", destaca.

Celso Barros, presidente da OAB aponta a função inclusiva que a tecnologia proporciona e reforça a tarefa inclusiva da Ordem dos Advogados. "A OAB tem que ser inclusiva em todos os aspectos. Temos todo interesse de implementar programas, projetos, e ações para que eles (advogados com deficiência) possam se tornar mais próximos da nossa casa que é a OAB", explica .

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais