Cidadeverde.com

Esperantina: Santolia pode ser cassado por vereadores nesta sexta-feira

Imprimir

Sexta-feira (26) será um dia decisivo para Felipe Santolia (DEM), prefeito afastado de Esperantina (174km de Teresina). Isso porque a Câmara Municipal da cidade votará o processo de cassação do democrata acusado de inúmeras irregularidades durante a sua gestão (2005-2008).

As denúncias foram acatadas por unanimidade pelos vereadores no último dia 30 de outubro. “Nós recebemos as acusações e formamos uma comissão processante para investigar. Ele cometeu crime e tem que pagar”, afirma Nonato Paiva, vereador do PMDB membro do grupo que investiga Santolia.

Segundo Nonato, são necessários seis votos dos nove vereadores para que a cassação e a perda dos direitos políticos do prefeito, recomendadas pela comissão, sejam outorgada.

Entretanto, Santolia, que foi afastado até o fim de sua gestão por atraso no pagamento do funcionalismo e alegação de descaso em relação à cidade, pode realizar uma manobra e se safar da sentença. Caso renuncie ao cargo até antes da votação, como já anunciou que faria em seu blog, o democrata não perderá seus direitos políticos e poderá concorrer em futuras eleições.

“Isso (anúncio de renúncia) é uma manobra dele para desarticular os vereadores. Ele é um indivíduo de alta periculosidade. Mas se ele renunciar, entraremos com o processo na Justiça”, garante Nonato Paiva.

Esperantina
Entre as acusações sofridas por Felipe Santolia estão: lesões ao patrimônio público, desvio de verbas, falta de decoro, rombo na previdência do município entre outras ações criminais. 

O prefeito foi afastado por 60 dias no dia 30 de outubro, o que inviabilizaria sua volta à prefeitura. Este é o terceiro processo de cassação impetrado contra ele.
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: