Cidadeverde.com

Banda Caju Pinga Fogo faz show no Theatro 4 de Setembro nesta quarta

Imprimir

A Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo sobe ao palco do Theatro 4 de Setembro nesta quarta-feira (15), às 19h30. A banda surgiu em 2016 do encontro entre amigos que têm em comum o encantamento pela cultura nordestina. 

Formada por Marcus Sousa, o Maguim do Pife (pífano), Leo Mesquita (pífano), Tauana Queiroz (zabumba e percussão), Javé Montuchô (caixa e percussão) e Rafaela Gomes (percussão e dança). A banda tem como principal influência os grupos tradicionais de Pífano do Nordeste, como a Banda de Pífanos de Caruaru (PE), Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE), Zabé da Loca (PB), entre outros. 

De acordo com Javé Montuchô, o intuito é enaltecer e celebrar a diversa cultura musical nordestina, botando o povo pra dançar ritmos como baião, xote, samba de matuto, ciranda, coco e xaxado, apresentados na versatilidade do pífano. 

As apresentações da banda misturam música a elementos de teatro, literatura e dança, com repertório de músicas autorais e versões de composições e de ícones do nordeste como, Maria da Inglaterra, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e outros. 

Formada inicialmente para fazer uma apresentação na Festa Junina do Centro Acadêmico de Comunicação Social, na Universidade Federal do Piauí, assim de maneira despretensiosa ,surgiu a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo. 

Os primeiros ensaios foram debaixo do cajueiro ao lado da Rádio FM Universitária, na Universidade Federal do Piauí. Após a primeira apresentação surgiram convites para outras apresentações na Universidade, pouco tempo depois para mais apresentações cidade a fora e não parou mais. 

A proposta de enaltecer a cultura nordestina, o som ancestral do pífano e dos instrumentos de percussão somados à juventude e energia dos show tem atraído atenção por onde passa. O grupo já se apresentou em eventos como, Festival de Inverno de Pedro II, BarraJazz, Salipi, Sanfonia, Boca da Noite, Bienal da UNE (SalvadorBA) e acaba de gravar o primeiro álbum, previsto para lançar em 2019. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais