Cidadeverde.com

Piauí registra mais 6 focos de peste suína; 700 animais já foram sacrificados

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) divulgou, nesta segunda-feira (20), que foram confirmados mais seis focos da Peste Suína Clássica no Piauí. Com esse novo levantamento, já são 12 o número de focos no Estado. 

De acordo com a Adapi, a doença já foi detectada em quatro municípios: Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos).

Em nota técnica, a Adapi disse que as ações para eliminação dos novos focos já foram devidamente adotadas pelas equipes. Até o momento, 778 animais já foram sacrificados, todos em criações extensivas. O objetivo é controlar a doença. 

"Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários", diz a Adapi.

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano. O consumo da carne supina está liberada desde que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção aprovado e regularizado pelos órgãos competentes. 

Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.

Ao identificar os sintomas, os criadores devem comunicar imediatamente à Adapi para que possa ser realizada uma investigação epidemiológica na propriedade.

 Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais