Cidadeverde.com

Vereadores negociam emendas impositivas propostas por Firmino

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Os vereadores de Teresina propõem saídas alternativas ao projeto do prefeito Firmino Filho que quer impor 50% das emendas parlamentares para investimentos em Saúde. 

A medida mexe diretamente com as verbas dos vereadores para suas bases eleitorais. 

O vereador Edson Melo (PSDB) diz que os parlamentares buscam negociar com a equipe técnica de orçamento da Prefeitura de Teresina para que a imposição de 50% seja revista. 

"Temos clareza de que a principal demanda que chega aos vereadores para colocar como recursos da sua emenda parlamentar para obras é para calçamento, para um asfalto, uma praça, uma academia popular. Obras mais simples que não são ligadas diretamente a área da saúde", pontua.

Atualmente 35% do orçamento da Prefeitura é destinado à saúde, percentual que supera o mínimo exigido pela  legislação federal, que prevê 17%. 

A vereadora Graça Amorim, líder do governo na Câmara, deve se reunir nesta quarta (22) com o próprio Firmino Filho para levar as propostas sugeridas pelos vereadores. A maioria pede uma redução para algo entre 30% e 25% no percentual proposto pelo executivo. 

O vereador da oposição,  Joaquim do Arroz, atualmente sem partido, avalia os recursos impositivos para saúde como importante, mas apresenta uma contraproposta. Ele sugere um aumento nos recursos para a Câmara. "A equiparação federal. A Câmara Municipal recebe 1% do orçamento. A Câmara Federal recebe 1,2% da União", assinala.

O vereador sugere ainda que dos 50% dos recursos impositivos, 25% sejam destinados à saúde preventiva, como construção de academias, pistas de cooper, praças, dentre outros. "Atende à comunidade, aumenta nosso teto e satisfaz o projeto de lei do prefeito", propõe Joaquim do Arroz.

 


Flash de Valmir Macedo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais