Cidadeverde.com

Silvio Mendes faz análise de sua administração e previsões para 2009

Imprimir

O prefeito de Teresina Silvio Mendes concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal do Piauí onde fez uma análise da sua administração no ano de 2008. Ele notou avanços em educação e investimentos, mas ressaltou as dificuldades que devem surgir em 2009, primeiro ano de sua nova gestão

“Nós demos prioridade à administração do ensino público municipal. Obtivemos o melhor resultado das capitais do nordeste, o sexto do Brasil, mas precisamos melhorar mais”, avalia. De acordo com Mendes, foi positivo o aumento nas vagas no Ensino Fundamental, pré-escolar e rural.

O objetivo daqui para frente será equiparar a qualidade da escola pública de Teresina à das melhores instituições particulares da capital que tiveram destaque no país. “Queremos implantar muitas bibliotecas em 2009 em diversos bairros como o Promorar e o Dirceu. Essa é uma forma de qualificar o ensino público”, acredita.
 

Hospital
O prefeito afirma que a Saúde é uma área que carece de atenção em Teresina. “Precisamos melhorar a assistência da Saúde. Iremos discutir com as cidades de onde vêm um grande número de pessoas para Teresina a fim de diminuir esse fluxo. A Saúde de Teresina precisa melhorar muito”, pondera. 

Qualidade
“Queremos ampliar a qualificação profissional. Esse é um ponto importante para melhorar a renda dos teresinenses”, diz Silvio Mendes que almeja a criação de cursos para qualificação de trabalhadores.

Vias
Sobre um dos problemas que mais preocupa os moradores da cidade, o trânsito, o prefeito afirma que a situação do fluxo de veículos deve melhorar a partir de 2009. “Passamos os últimos dois anos desenvolvendo o Plano Diretor que é um diagnóstico com o qual ficamos sabendo dos problemas da cidade. A ponte do sesquicentenário estará pronta no meio do ano que vem e esperamos entregar em agosto, no aniversário de Teresina”, afirma.

Sobre a ampliação das pontes já existentes, Mendes crê que a ponte Wall Ferraz será a mais fácil de ser ampliada, por se tratar de uma obra metálica. Para modificar a ponte da Primavera será necessário que a Agespisa retire a adutora que está ligada à edificação e faça-a passar por baixo. 




Entretanto, a mais trabalhosa será a ponte Juscelino Kubitscheck que une as avenidas Frei Serafim e João XXIII. Isso porque ela “é do governo federal. Já pedimos a autorização para alargar, mas não obtivemos até agora”, diz Silvio. Segundo o prefeito, a solução mais prática e barata para desafogar o trânsito entre estas as duas vias está na criação de uma terceira faixa no sentido centro-bairro. Os recursos, R$ 8 milhões, para todas as três ampliações está assegurado.

Verbas
Silvio Mendes destacou ainda que a prefeitura tem R$ 100 milhões de reais em caixa para diversas obras. Entre elas, a conclusão do Shopping do Cidadão, investimento em iluminação pública, reformas nas praças do centro da cidade, pavimentação e execução do projeto Lagoas do Norte.

Teresina deve deixar de receber pelo menos 10 milhões de reais do Fundo de Participação dos Municípios em 2009 e deve ter uma redução de impostos como ICMS, caso o consumo de mercadorias decaia. Entretanto Silvio ressalta que as contas da PMT estão equilibradas e em dia, mas que a prefeitura não irá iniciar obras caso não possua assegurados os recursos até a conclusão das mesmas. “Não há margem pra fazer aventuras”, diz.

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: