Cidadeverde.com

Veja como evitar que as traças contaminem os alimentos

Imprimir

Você já deve ter se deparado com as traças em algum lugar da cozinha - nas paredes, armários ou até mesmo no interior de sacos de feijão, arroz e cereais. Estes insetos se alimentam de praticamente tudo que há na despensa: farinha de trigo, aveia, açúcar, ervilha, milho, macarrão, arroz e outros suprimentos da casa (em especial, os armazenados em sacos de plástico. 

Ao depositar ovos que se transformam em larvas, eles contaminam os alimentos, que precisam ser jogados no lixo para não prejudicar a saúde. Para evitar esse tipo de problema, há algumas dicas para se livrar das traças e conservar melhor os mantimentos. 

1 – Limpe os armários pelo menos uma vez por mês

Para evitar as traças, o ponto mais importante é sempre deixar a despensa (o que inclui prateleiras, paredes e potes) sempre bem limpa. Para isso, o ideal é retirar tudo do armário, pelo menos uma vez por mês, para fazer uma faxina geral: passe aspirador de pó, pano com água e sabão e lembre-se de limpar bem os cantos (onde podem estar os ovos das traças). 

2 – Use vinagre e água quente para os potes

Também é importante lavar os potes com certa frequência. Para isso, utilize vinagre e água quente, que serve para desinfetar e garante uma boa limpeza. O vinagre também pode ser usado na limpeza das prateleiras e em locais infestados com insetos (até mesmo em cantos de parede). Você só precisa de uma flanela para aplicar o produto no local desejado.

3 – Guarde alimentos em potes de vidro 

Outro ponto importante é o armazenamento dos alimentos. Para evitar que traças e outros bichos entrem em contato com os grãos e cereais, o mais indicado é conservar tudo em potes de vidro hermeticamente fechados (que não permitem a entrada de bichos e sujeiras externas).

Muitas pessoas têm o costume de deixar os alimentos em suas embalagens originais (como o feijão e o arroz) e apenas fechar a abertura com pregadores. No entanto, esse é um método de armazenamento pouco eficiente e acaba dando abertura para a entrada das traças  

4 – Espalhe cravos e folhas de louro na despensa 

Você sabia que o cravo e as folhas de louro funcionam como repelentes naturais? Para quem quer evitar traças e formigas, a principal dica é encher o interior da despensa com cravo e folhas de louro. Eles podem ficar espalhados pelas prateleiras ou até mesmo dentro de potinhos. O cheiro forte do cravo e do louro faz com que os insetos se mantenham distantes, deixando os alimentos e embalagens mais seguros.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais