Cidadeverde.com

“Os pobres pagam mais”, diz engenheiro sobre tributação de propriedades

Imprimir

O poder público exerce cobrança de imposto sobre imóveis urbanos e esse valor também reflete no preço de mercado. Para alguns especialistas, a relação entre o valor de venda do imóvel é desproporcional ao que é cobrado pela prefeitura com tributos. 

Em entrevista à TV Cidade Verde, o engenheiro especialista na área de cadastro multinalitário e gestão territorial, Luis Fernando Chulipa, explicou que deve haver um maior cuidado do poder público para o registro de imóveis.   

“A cidade não consegue medir a cidade real, e a cidade legal vai ficando para trás. Imóveis de mesmo valor de mercado, com valores venais distintos”, explicou.

Para Chulipa, a falta de cadastro e acompanhamento tributário imobiliário tem reflexos sociais. “Os pobres pagam mais. Não é feito a avaliação  da cidade periodicamente. Os imóveis vão crescendo de valor em algumas áreas onde há mais investimentos e em outras, onde há menos investimentos do poder público esse valor de mercado cai. Se a prefeitura não faz essa avaliação, essa discrepância aumenta", destaca. 

Ainda segundo o engenheiro, os registros de imóveis no Brasil não são físicos, mas descritivos, o que dificulta a gestão eficiente a aplicação devida de tributos. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais