Cidadeverde.com

SAMU oferta sessões de Reiki para socorristas em Teresina

Imprimir

A partir de agora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina passa ofertar Reiki aos profissionais socorristas do órgão. Reiki é uma terapia integrativa reconhecida pelo Ministério da Saúde que, com a imposição das mãos, visa aliviar dores e trazer bem-estar físico e mental.

A iniciativa de implantar o Reiki no SAMU partiu da direção e está sendo executada pela servidora e mestre nessa terapia, Rejane Mesquita. “Nós utilizamos protocolos específicos do Reiki e realizamos atendimento na própria sede do SAMU. Percebemos que houve boa adesão por parte dos servidores e que a terapia tem contribuído para harmonização da vida deles, promovendo bem-estar, autoconhecimento e equilíbrio”, afirma ela.

Segundo a diretora geral Francina Amorim, é essencial realizar ações para preservar o bem estar físico e mental dos profissionais: “Eles atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e de saúde mental. Na assistência a essas demandas, alguns fatores podem levar o profissional atuante a ficar emocionalmente abalado e ações assim contribuem para minimizar as tensões da atividade”.

Marta Crislany, enfermeira do SAMU, conta que a experiência com o Reiki foi boa. “Vivemos num mundo muito estressante, o nosso serviço em si é estressante. O Reiki no SAMU é uma oportunidade para nos desconectarmos do mundo e nos conectarmos com nós mesmos. A gente para, esquece de tudo e só sente energia boa. Já fiz duas sessões e a hora que acaba é a pior parte”, afirma.

Acelisângela Alves, médica do SAMU, relata que participou da sessão de Reiki. “Inicialmente a sensação foi de parestesia (dormência) no corpo. Em seguida de flutuação. Em certo momento, percebi energia luminosa à altura da minha face que se encaminhava para minha região cervical direita, ao mesmo tempo que havia um calor nesta região; coincidência ou não é a região que me incomoda com dores crônicas. Foi muito interessante e relaxante a experiência”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Samu