Cidadeverde.com
Cidades

APPM, CNM e Escola dos Municípios promovem curso de Gestão de Pessoas

Imprimir

A APPM, através da Escola dos Municípios do Piauí e em parceria com a CNM promovem o curso Gestão de Pessoas: Tornando a Gestão de Pessoal Eficiente. A capacitação faz parte dos Seminários de Qualificação do CNM Qualifica, e tem como palestrante a assessora jurídica da Confederação, Helena Garrido.

Na abertura do encontro o prefeito de Lagoa do Piauí, Antônio Neto, representou o presidente da APPM e destacou a importância dos agentes municipais estarem se capacitando periodicamente.

“A qualificação do servidor municipal é a saída para muitos entraves nas gestões. Todos os dias vemos as coisas mudarem e temos que estar atentos a tudo, para que nossas municipalidades não fiquem a mercê de sofrerem penalidades. Diante da importância do tema levantado neste curso, o interessante é que todos os municípios estejam aqui, se reciclando e levando conhecimento para ser utilizado em prol da boa administração pública”, revela o gestor.

O desafio do CNM Qualifica é promover a qualificação para 6 milhões de servidores em áreas fundamentais da gestão municipal. A iniciativa foi apresentada ao público na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e de lá pra cá tem percorrido os municípios do país para orientar os servidores locais.

Helena Garrido, assessora jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e palestrante do curso, fala das vantagens da especialização da gestão municipal.

“Ao longo do tempo, constatou-se que os prefeitos têm uma extrema dificuldade nos quadros permanentes de pessoal. E essa tem sido uma preocupação da Confederação, que agora nós conseguimos começar a trabalhar. Os nossos gestores sofrem inúmeros apontamentos, principalmente dos Tribunais de Contas dos Estados, no trato dessa relação entre o Ente público com o seu quadro de pessoal, e nós temos regras constitucionais obrigatórias e imutáveis que precisam ser respeitadas e que muitas vezes acabam gerando confusão no dia a dia dos municípios. Além disso, existe a questão conflitiva a respeito dos regimes, porque nós temos situações de regimes jurídicos diferenciados com regras bem definidas, e que às vezes os municípios acabam misturando umas com as outras. Minha expectativa é de transmitir a eles alguns esclarecimentos na área de Gestão de Pessoal, no intuito de ajudá-los a aperfeiçoar seus trabalhos, e ao mesmo tempo recolhermos aprendizado com esse dia a dia dos servidores lá nos seus municípios, que pra nós é muito válido”, revela.

O Diretor Geral da Escola dos Municípios, Francisco Ferreira, falou da importância dos municípios estarem atentos às mudanças e a modernização das gestões.

“O CNM Qualifica é uma proposta da CNM que pretende contemplar todos os municípios do Brasil, e dentro desse mundo modernizado, esse mundo de tecnologia, os servidores municipais precisam estar preparados para assumir o real papel que atualmente as prefeituras estão necessitando. Essas palestras têm o intuito de sintonizar os servidores ao mundo que as prefeituras vão ter que viver daqui para a frente. A palestra está sendo ministrada por uma técnica altamente qualificada, onde vemos a participação de muitos agentes municipais que aproveitam o encontro para estarem discutindo e tirando dúvidas sobre o tema que está sendo abordado”, conclui o diretor.

O curso será ministrado durante todo o dia de hoje (29/05) e conta com a participação de 160 municípios, através de 197 gestores inscritos.

Fonte: ascom


 

 

Imprimir