Cidadeverde.com

Teresina fica fora dos jogos da Copa do Mundo de 2014

Imprimir

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, conseguiu convencer os dirigentes da Fifa e ampliou para 12 o número de cidades que abrigará jogos da Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, a entidade que controla o futebol no mundo queria que o Mundial do Brasil fosse disputado apenas em 10 capitais.

A decisão de aumentar as cidades que participarão da Copa foi selada no dia 20 passado em reunião do Comitê Executivo da entidade, realizada em Tóquio, no Japão. Teixeira é um dos integrantes do comitê. No total, 18 capitais disputam as 12 vagas.

A escolha das cidades será anunciada pela Fifa em março. Antes, em janeiro, um grupo de executivos da Fifa fará a última vistoria nas candidatas. Eles vão percorrer o país de jatinho. Além de visitar os estádios, os executivos vão inspecionar aeroportos, hotéis e hospitais das candidatas.

Apesar da disputa, Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre estão certos na lista da Fifa. A entidade deverá escolher pelo menos uma outra cidade na região Sul, três no Nordeste, uma no Norte e outra no Centro-Oeste.

PAC da Copa
As cidades escolhidas pela Fifa vão ganhar apoio financeiro do governo federal. O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, já disse que lançará o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa do Mundo de 2014. O anúncio será feito até maio. Segundo o ministro, as cidades candidatas devem formar parcerias com a iniciativa privada para construção e reformas dos estádios.

Outras cidades tentaram concorrer, mas desistiram durante o processo. De São Paulo, Barueri, Campinas, Guarulhos e Jundiaí chegaram a fazer projetos. Mesmo fora da disputa por abrigar um jogo do Mundial, as cidades poderão ser aproveitadas como local de treinamento das seleções durante o campeonato. Teresina e João Pessoa também tentaram, mas não levaram o estudo até o final. As cidades precisariam de inúmeras obras de infra-estrutura, além da construção de estádios novos.

O Brasil foi escolhido pela Fifa no dia 30 de outubro de 2007. O anúncio foi feito na sede da entidade mundial na Suíça. Além do presidente da CBF, Romário e Dunga e o escritor Paulo Coelho participaram da solenidade. O país era candidato único. Com a decisão, a Fifa dá ao Brasil a oportunidade de sediar o seu segundo Mundial.

Quatro países já conseguiram tal feito, França (1934 e 1998), Itália (1938 e 1990), México (1970 e 1986) e Alemanha (1974 e 2006). Em 1950, quando abrigou a Copa do Mundo, o Brasil ficou em segundo lugar depois de sofrer a dramática derrota para o Uruguai, por 2 a 1, em pleno Maracanã. Na edição de 2014, o estádio carioca deverá receber novamente a final do Mundial.

Na primeira Copa brasileira, seis cidades foram sedes dos jogos, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Recém-construído, o Maracanã sediou oito dos 22 jogos da competição. Já em São Paulo, o Pacaembu abrigou seis partidas, inclusive o empate do Brasil frente a Suíça, por 2 a 2.

 

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: