Cidadeverde.com
Vida Saudável

Beta-alanina: conheça benefícios e cuidados com o suplemento

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Com literalmente centenas de suplementos diferentes disponíveis no mercado fitness, é quase impossível saber qual deles de fato pode promover resultados efetivos. Pois vamos falar mais sobre a beta-alanina. Você vai entender o que é esse suplemento, quais benefícios esperar, se existe efeitos colaterais e como tomar.

Antes das explicações, é importante destacar a importância de contar com a orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista antes de consumir qualquer suplemento. Afinal, o profissional saberá unir os objetivos desejados com as necessidades do seu corpo para a conquista as metas, sempre priorizando a saúde.

O que é?

A beta-alanina é um aminoácido não essencial, produzido de maneira natural pelo corpo humano. Apesar de não auxiliar na construção de músculos, por não participar do processo de síntese de proteínas, ela tem um importante papel na produção de carnosina, substância que contribui ajudando a evitar a fadiga dos músculos.

Benefícios

Estudos sugerem que a beta-alanina pode contribuir com os seguintes benefícios: aumento da força muscular; crescimento da massa muscular; melhora de desempenho; incremento da resistência física; combate à fadiga muscular e ajuda em treinos mais difíceis e mais longos.

Ajuda no desempenho

O funcionamento do aminoácido tem como benefício à complementação deste processo, dando mais energia o corpo concluir o movimento do exercício. Ele complementa energeticamente o músculo, permitindo o corpo continuar o exercício, provendo maior ganho muscular e aumentando sua capacidade de contração, mantendo um alto nível de desempenho em toda a sua sessão de treino.

É seguro?

A resposta para a questão da segurança é sim para a utilização em um curto período de tempo. Estudos indicam que o uso de beta-alanina por até 12 semanas não acrescenta risco à saúde do usuário.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que os usuários do suplemento de beta-alanina podem vir a experimentar são ondas de calor, coceira, sensação de formigamento e leve ardência na pele. Existe ainda o perigo de interação entre a substância e medicamentos usados no tratamento contra doenças do coração e disfunção erétil. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Imprimir