Cidadeverde.com

Adapi desmente investigação sobre foco de Peste Suína em Buriti dos Montes

Imprimir

Um boato de que técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) estariam recolhendo animais em decorrência de uma investigação sobre focos de Peste Suína Clássica, alarmou produtores do município de Buriti dos Montes, localizado na região norte do estado.

A informação, porém, é falsa e o órgão, através do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease), publicou uma nota técnica esclarecendo que não há registro de novos casos da doença na região e que o procedimento adotado pela Agência, em casos testes positivos, é o de informar primeiramente o Município e autoridades responsáveis através de nota oficial.

O documento esclarece, ainda, que animais afetados em uma área de foco da doença só serão recolhidos após notificação individual dos criadores. “Este tipo de ação só pode ser realizada por equipes da Agência, devidamente identificadas com crachás e uniformes da Adapi, além de estarem em um veículo oficial”, esclarece Idílio Moura, gerente de segurança animal, do órgão.

Criadores vítimas deste tipo golpe devem reportar o fato imediatamente à autoridades policias locais para que sejam tomadas as as devidas providências.

Fonte: ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais