Cidadeverde.com

Caponata: aprenda a preparar o prato saudável e saboroso

Imprimir

Foto: Tudogostoso

Quem gosta de experimentar pratos de culinárias diferentes vai amar a caponata, uma pasta de origem italiana muito usada como tira gosto em festas e eventos. Ela é feita com ingredientes nutritivos e saudáveis. Ainda não conhece? Agora é a hora.

Ingredientes saudáveis e nutritivos

Uma das grandes vantagens da caponata é que ela é composta, principalmente, por legumes e frutos ricos em vitaminas, minerais e fibras. A berinjela, em especial, é fonte de vitaminas C e do complexo B, fibras e minerais como cálcio, potássio, ferro e zinco.

Ou seja, ajuda a fortalecer os sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular, além de contribuir para a saúde dos ossos e músculos. Frutos como o tomate e o pimentão também trazem benefícios, pois são fontes das vitaminas A, C e de antioxidantes.

Preparo

Para preparar a caponata, são necessários berinjela, pimentão (tanto verde quanto amarelo e vermelho), cebola, tomate, alho picado, azeitonas, azeite para refogar e temperos diversos, como sal a gosto, pimenta-do-reino, cheiro-verde (salsinha e cebolinha) e até mesmo uvas passas para quem gosta.

O lado bom é que o preparo é simples: basta picar os ingredientes (lembrando que a berinjela deve ser usada em maior quantidade) e depois refogá-los em uma panela. Comece refogando a cebola e o alho no azeite e, depois, vá acrescentando os outros ingredientes.

Algumas pessoas preferem a caponata no forno, colocando todos os ingredientes em uma travessa (com bastante azeite por cima) e deixando por algumas horas. O problema é que esse modo de preparo acaba sendo mais demorado.

Dica

Se você quer preparar uma caponata mais saudável, cabe tentar reduzir ao máximo a quantidade de sal usada. Para compensar, capriche nos temperos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais