Cidadeverde.com

Seis casos de malária são confirmados em Joca Marques

Imprimir

Dos 40 casos suspeitos de malária, seis foram confirmados nesta sexta-feira (07) no município de Joca Marques, a 325 quilômetros de Teresina.

Em entrevista à TV Cidade Verde,  superintendente estadual de assistência de alta complexidade, Alderico Tavares, falou da origem da infecção. “Algumas pessoas daquela região vão para regiões endêmicas do Amazonas e do Pará, nos garimpos e depois eles voltam infectados pelo protozoário”.

Na segunda-feira (17) a Sesapi deverá enviar uma força tarefa para investigar um possível surto da doença na cidade. As equipes devem orientar a população para a doença e reforçar a aplicação de veneno contra o mosquito transmissor.

Sintomas

Dentre os sintomas da malária estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, segundo o Ministério da Saúde. A malária não é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, no caso, a fêmea do mosquito prego (anófeles), infectada por um tipo de protozoário.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais