Cidadeverde.com

Evento celebra 150 anos da Tabela Periódica em Teresina

Imprimir

Para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e o Dia do Químico, comemorado nesta terça-feira (18), será realizado um evento no Parque Estação Cidadania, a partir das 16h, com diversas atividades interativas voltadas para ressaltar a importância dessa Ciência e de seus profissionais no desenvolvimento da sociedade. A iniciativa é do projeto Químicos do Brasil e será promovida em várias capitais do país.

Com o título de “Dia da Química nas Ruas”, o evento conta apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), e tem como instituições parceiras a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A programação inclui apresentação de experimentos e curiosidades químicas, trabalhos científicos, jogos didáticos, show de mágica na química com o grupo Deu Química, barraca interativa com a equipe do Agora Próton, Final da Copa Químicos do Brasil, Construção da maior Tabela Periódica do Brasil pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFPI e muita diversão com a Banda Mundo Invertido.

De acordo com a Coordenadora de Comunicação nível regional do Químicos do Brasil, Thaysnara Sacha, o evento tem a proposta de abranger tanto o público do ensino fundamental menor ao ensino médio, além dos acadêmicos das instituições de ensino superior envolvidas na organização.

Além disso, o evento terá caráter inclusivo, a fim de atender as necessidades de pessoas com deficiência visual. “Essas instituições envolvidas estão mobilizadas para fazer experimentos químicos com tabelas inclusivas, pensadas para atender o público que tem deficiência visual. Preparamos uma programação rica, direcionada para um público diversificado”, explica Thaysnara.

Sobre o Projeto Químicos do Brasil

Sem fins lucrativos, o Projeto Químicos do Brasil em Teresina conta com o apoio da UFPI, UESPI e IFPI, além de uma rede de professores de química de todos os estados e entidades privadas. O grupo tem buscado difundir a importância dessa Ciência através de diversas ações em contato direto com a comunidade.

Em abril, mês do Carbono, foi realizado uma ação educativa em escolas da rede municipal de ensino, onde os participantes foram alertados sobre a relevância da vegetação para reduzir o dióxido de carbono na atmosfera.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais