Cidadeverde.com
Cidades

Município de Joaquim Pires investe em hortas comunitárias

Imprimir

Na tarde da última terça-feira, dia 18 de junho, o prefeito municipal Genival Bezerra (PT) acompanhado do secretário municipal de agricultura Francisco Farias, do técnico da EMATER João Henrique de Holanda, do agente desenvolvimento do SEBRAE Matias Rodrigues e do vereador Geraldo Farias, visitaram a horta comunitária do assentamento Flamengo, zona rural de Joaquim Pires. Recebido pela comunidade, o prefeito conversou com os moradores e elogiou a plantio de hortaliças e destacou a importância de construir hortas comunitárias no município.

“Nós formalizamos um convênio com as associações: Flamengo, Maria Betânia e Terra Santa para que fossem implantadas essas hortas cobertas. Eu sou um entusiasta desse tipo de projeto! Porque o agricultor além de melhorar sua alimentação através do consumo de hortaliças, ele gera oportunidade de trabalho e renda para as famílias”.

De acordo com o prefeito, à medida que os produtos serão produzidos, há uma oportunidade de ser incluidos na merenda escolar do município.

“Todos os anos a gente faz chamada pública para que o agricultor possa se apresentar e vender seus produtos. Por lei, a prefeitura é obrigada a comprar 30% da alimentação escolar vindo da agricultura familiar”, falou o prefeito.

Construída com recursos próprios da prefeitura, a horta modelo conta com uma área de 10.000 metros quadrados, telas de sombreando, kits com micro aspersor e posso tubular. No local, dezoito moradores cuidam da produção, onde são produzidos legumes e verduras, entre elas: alface, cebolinha, pimentão, tomate, coentro e macaxeira.

Ascom

Imprimir