Cidadeverde.com

A São Silvestre encerra o ano esportivo no Brasil

Imprimir
A mais famosa competição do atletismo brasileiro é a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente no final da tarde de 3l de dezembro. Durante décadas a competição aconteceu por volta das 23hl5 para consagrar o campeão exatamente na virada do ano. Em cinco anos seguidos estive lá como jornalista correspondente do Jornal A Gazeta Esportiva, então o mais importante Jornal de Esportes do Continente.



Aqui em Teresina eu organizava a Preliminar de São Silvestre e levava o vencedor a São Paulo. Lembro do Abdias(l vez) e João de Deus(4) como representantes do Estado do Piauí. Na minha primeira viagem à capital paulista, ainda nos anos sessenta, fui recebido no Aeroporto de Congonhas pelo Dr.Jesus Elias Tajra, com quem almocei em seu apartamento no dia seguinte. A São Silvestre não tinha a dimensão dos tempos atuais. Praticamente era limitada aos atletas inscritos pelos Estados e por diversas entidades desportivas.

Não era aberta aos participantes avulsos. Ainda organizei várias outras preliminares em Teresina através da FAGEP e da SEMEL. As primeiras foram apenas através da Rádio Pioneira.

A extraordinária competição cresceu tanto, e com a decadência de A Gazeta Esportiva, que passou a ser organizada pela Secretaria de Esportes de São Paulo e a ter a parceria de Redes de Televisão,com transmissão ao vivo para todo o Brasil e diversas partes do mundo, além de contar com patrocinadores poderosos no esporte brasileiro. Para que fossem atendidos os interesses da TV, o horário de realização mudou para às l7h00.

Outra novidade importante foi a valorização da participação das mulheres, correndo separadas dos homens. A largada do bloco feminino acontece sempre uma hora mais cedo. Nos últimos anos a disputa do título vem sendo entre os brasileiros e os quenianos. Tudo indica que nesta quarta-feira não será diferente.

OS PIAUIENSES

O Estado do Piauí mais uma vez estará presente, mas nossos atletas não podem ser considerados suficientemente preparados para chegarem ao pódio. A luta deverá mesmo ser por uma posição honrosa, notadamente entre os representantes da região nordestina, embora em 4 competições nacionais o Piauí tenha surpreendido o Brasil. Como a zebra continua existindo no esporte, vamos lá.

O grupo Piauiense tem os seguintes atletas:

- Vilmari Cardoso de Macedo (SESI).

- Jairo César Ângelo Costa (SESI).

- Cândido de Sousa Braga Filhom (SESI).

- Manoel Silva de Assis (SESI).

- Cruz Nonata (FUNDESPI).

- Raimundo Nonato Silva (FUNDESPI).

- Domingos Nonato(inscrito por Brasília).

- José Teles (inscrito por São Paulo).


Dídimo de Castro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: